Veja quais grupos são mais vulneráveis ao coronavÃrus e por quê
Os relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde apontam que alguns grupos e faixas da população são mais suscetÃveis ou vulneráveis à  Covid-19, doença causada pelo novo coronavÃrus. Especialistas explicam por que pessoas mais velhas ou com essas enfermidades podem ficar mais expostas e ter complicações decorrentes da Covid-19. Também dão dicas de como evitar contágio e agravamento do estado de saúde.
Por que quem tem doenças respiratórias crônicas está entre os mais vulneráveis ao coronavÃrus?
As doenças crônicas já deixam, por consequência, o sistema imunológico mais enfraquecido.Pessoas que possuem doenças respiratórias crônicas, como bronquite ou asma, estão entre os grupos mais vulneráveis a complicações da doença Covid-19, causada pelo novo coronavÃrus. O fato de ela atingir o sistema respiratório faz com que possam ocorrer mais complicações em quem se encontra neste grupo, segundo o professor de pneumologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Clystenes Soares.
Por que quem tem doenças renais crônicas está no grupo de mais vulneráveis ao coronavÃrus?
Pessoas que têm Doenças Renais Crônicas (DRC) estão entre os grupos mais vulneráveis ao novo coronavÃrus por não produzirem hormônios renais e terem baixa imunidade. Segundo o Ministério da Saúde, as DRC são diferentes alterações que afetam tanto a estrutura, quanto a função renal. Por isso, para evitar o contágio, pessoas com DRC devem evitar hospitais, já que as infecções virais se complicam com infecções bacterianas ou hospitalares; Manter-se vacinadas contra outros tipos de doenças; e em caso de suspeita ou confirmação da Covid-19, não interromper a diálise.
Por que idosos estão entre os grupos mais vulneráveis ao coronavÃrus?
Os idosos costumam ser mais vulneráveis a doenças infectocontagiosas – e a Covid-19, doença causada pelo novo coronavÃrus, não é exceção. Segundo o médico infectologista Caio Rosenthal, uma série de fatores colabora para que esse grupo seja mais afetado que a população em geral: o sistema imunológico dos idosos costuma ser deficiente por causa da idade; Mesmo as vacinas tomadas na juventude já não são tão eficazes, portanto há menos anticorpos no organismo; Os pulmões e mucosas tornam-se mais frágeis e vulneráveis a doenças virais.
Por que diabéticos estão entre grupos mais vulneráveis ao coronavÃrus?
Diabéticos estão entre os grupos mais vulneráveis ao novo coronavÃrus por dois motivos principais: excesso de glicose no sangue e tendência a inflamação – essas duas condições impedem que o sistema imunológico responda adequadamente a infecções por vÃrus e bactérias. Por isso, os diabéticos devem manter a glicemia sempre controlada, dieta balanceada e rotina de atividades fÃsicas constante, além de tomar vacinas para outras infecções virais e bacterianas para manter o sistema imunológico protegido.
Por que hipertensos estão entre os grupos mais vulneráveis ao coronavÃrus?
Segundo o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão, Luiz Bortolotto, e o alergista Marcelo Bossois, uma série de fatores colabora para que esse grupo seja mais afetado que a população em geral. O vÃrus pode afetar o músculo cardÃaco dos pacientes, que já têm o coração sobrecarregado, e causar miocardite; Pode gerar necrose pulmonar, com acúmulo de lÃquido no pulmão; e o vÃrus anula a ação de medicamentos para controle de pressão arterial. Sendo assim, para se proteger, os hipertensos devem estar com a pressão arterial sempre controlada, vacinas em dia e procurar ajuda médica imediatamente após o aparecimento do primeiro sintoma.
(Fonte: G1/Imagem: Robert Wei – iStock)