Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

7 coisas legais para fazer da quarentena um período (mais) leve

Publicada em 20/03/2020 às 18:09

Ficar em isolamento em casa para se proteger da pandemia do coronavírus durante a quarentena, reclusão recomendada pelos órgãos de saúde, pode ser, por um lado, entediante mesmo. Mas não se você apurar sua criatividade: há uma infinidade de opções de atividades que não exigem botar o nariz para fora de casa e que, além de serem muito divertidas, também não deixam o cérebro parar e mantêm o bom funcionamento do raciocínio lógico.

Plataformas disponibilizaram seu catálogo completo, ou parte dele, de graça para os usuário

A TVTEC separou 7 delas para te dar um empurrãozinho. Chama a família e vem ver!

  1. Ver filmes e séries

Se os serviços de streaming já estavam entre os passatempos preferidos da maioria das pessoas antes, agora será o verdadeiro reduto de quem está de quarentena. Neste período de isolamento, várias plataformas disponibilizaram seu catálogo completo, ou parte dele, de graça para os usuários que não possuem assinatura.

A Globoplay, por exemplo, liberou duas categorias de conteúdos, a primeira voltada para crianças, e a outra voltada para adolescentes. Entre os destaques estão filmes como “Mulan” e “Os Incríveis” e todas as temporadas do seriado “Sandy & Junior”, além de várias temporadas de “Malhação”. O conteúdo está disponível gratuitamente no serviço até o dia 16 de abril. 

A Amazon Prime Video também oferece 30 dias de teste grátis para quem quiser experimentar a ferramenta e assistir a filmes novinhos em folha direto do cinemo, como as versões live action de “Alladin”, “O Rei Leão” e “Toy Story 4”. A SPCine, empresa de cinema e audiovisual de São  Paulo, liberou todo o seu catálogo de graça até o dia 17 de abril, período em que será possível assistir a filmes de diretores como Hector Babenco, Zé do Caixão e Lúcia Murat. 

Além dessas opções, Netflix, HBO Go, Mubi e Starz Play seguem com suas opções intermináveis de filmes e séries para maratonar. E pelo Google Play Filmes, também é possível alugar ou comprar produções famosas para assistir pelo computador ou celular.

Outra novidade foi a liberação de vários canais gratuitos por parte das operadoras de TV por assinatura. Quem está de quarentena terá direito a assistir mais de 70 canais da Sky, da Claro/NET, da Vivo e da Oi TV sem moderação.

  1. Ouvir podcasts

Caso não queira ficar preso à televisão, uma alternativa á ouvir podcasts. Eles abrem a mente para novas formas de debate e reflexão e há uma grande diversidade de canais de diversos assuntos, como política, educação, esportes, tecnologia, ciência, celebridades, humor, entre outros.

A TVTEC Jundiaí tem seus próprios podcasts, gravados diretamente dos estúdios de rádio da emissora, trazendo diferentes temas relacionados ao município de Jundiaí e inclusive sobre o coronavírus e seus impactos na sociedade. Esses conteúdos se encontram gratuitamente no Spotify, onde também é possível acessar outros canais de seu interesse.

  1. Estudar online

Que tal aprender algo novo sem precisar sair de casa? Vários sites e aplicativos oferecem conteúdos gratuitos para quem quer adquirir conhecimento. E tem de todo tipo. A Escola Virtual da Fundação Bradesco, por exemplo, está oferecendo mais de 80 cursos gratuitos nestes dias de isolamento, nas áreas de Administração, Desenvolvimento Pessoal, Educação e PEdagogia, Idiomas e Informática, todos com direito a certificado.

No Portal da Fundação Getúlio Vargas, mais de 50 opções de cursos estão liberadas para qualquer usuário, focados em Finanças, Gestão e Projetos. O Senai disponibiliza cursos gratuitos nas áreas de Comunicação, Empreendedorismo, Finanças e alguns mais específicos, como Desenho Arquitetônico, Metrologia, Tecnologia da Informação e Noções Básicas de Mecânica Automotiva.

A Udemy está oferecendo dezenas de cursos gratuitos para o período de quarentena, nas áreas de Comunicação, Negócios, Programação, Marketing, Comportamento, Vendas, entre outros. Para encontrar as opções, basta fazer uma busca, abrir os filtros de pesquisa e selecionar a opção “Gratuitos”. 

A Universidade de São Paulo (USP) também oferece aulas e conteúdos com professores e pesquisadores da instituição. Há textos, vídeos, áudios e apresentações que podem ser consultados a qualquer horário, com possibilidade de obter certificado de conclusão após o término da sulas. Cálculo, Matemática Financeira e até Astronomia e História do Brasil estão entre os conteúdos disponíveis.

  1. Ler mais livros

Um prato cheio para o cérebro! São inúmeras as pesquisas que comprovam que ler aumenta as conexões neurais, fazendo com que o cérebro funcione melhor. E se você está preocupado(a) de não estar vivenciando experiências mundo afora, fique tranquilo! Uma pesquisa da Universidade Emory, dos EUA, descobriram que ler afeta nosso cérebro como se realmente tivéssemos experienciado os eventos sobre o qual estamos lendo.

Além disso, ler reduz em cerca de 30% as perdas do funcionamento dos neurônios na velhice, e também protege contra doenças como o mal de Alzheimer. O estímulo à criatividade é outro dos principais benefícios, uma vez que, ao consumir um conteúdo de forma passiva, ou seja, sem a recepção de imagens “prontas” como as da TV, por exemplo, sua cabeça é forçada a construir imagens e cenários que componham a história que você está lendo. E isso – e todos os outros benefícios – só fazem bem, principalmente para as crianças e para os idosos. Não se esqueça de manter os hábitos após a quarentena! 

  1. Há diversos aplicativos grátis que oferecem treinos prontos sem precisar de aparelho nenhum

    Fazer exercícios físicos

Com os decretos publicados recentemente pelo governo do Estado e pela Prefeitura de Jundiaí – que está em Situação de Emergência desde a noite da última quinta-feira (19) – muitas academias anunciaram o fechamento por tempo indeterminado. E já que nosso corpo não foi feito para ficar parado, hora de pensar nas alternativas! E não tem desculpa: há diversos aplicativos grátis que oferecem treinos prontos sem precisar de aparelho nenhum.

O Nike Training Club, o 8Fit e o Treino em Casa são alguns deles. As séries são exibidas em vídeos explicativos, em que profissionais fazem os movimentos para que o usuários reproduza na prática, usando qualquer coisa, desde uma cadeira até o peso do próprio corpo. Tudo disponível para Android e iPhone.

  1. Experimentar novas receitas

Ficar em casa – e poupar saídas para o supermercado e para restaurantes – pode ser uma boa oportunidade para desenvolver as habilidades culinárias utilizando o que se tem na geladeira. Com ajuda de vários sites e canais de gastronomia, e usando pouquíssimos ingredientes e utensílios de cozinha, é possível preparar pratos muito saborosos e saudáveis, o que também é superimportante para enfrentar a quarentena. Vá sem medo de errar e divirta-se no fogão! Além disso, fazendo isso você ajuda o planeta a manter um ciclo mais sustentável, reduzindo a quantidade de lixo descartado. 

  1. Conectar-se com você mesmo

Com a correria do dia a dia e a sobrecarga das tarefas rotineiras, muito pouco nos damos conta de que não estamos respirando direito, não estamos nos sentando corretamente, não estamos acolhendo as nossas próprias sensações do corpo e não estamos vibrando nas energias positivas necessárias para enfrentar todas as adversidades da vida. Seja qual for a sua idade, aproveite esse momento para fazer coisas que te ajudem a se conectar com você mesmo(a). Meditar, ouvir o som dos pássaros pela janela, observar as estrelas, ouvir a uma música bonita (sem melancolia!) e prestar atenção ao próprio corpo são algumas práticas que amenizam a ansiedade e a depressão e nos ajudam a nos sentir mais vivos. Se ame!

(Imagens: Freepik)


Leia mais CidadesVariedades
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/03/20/7-coisas-legais-para-fazer-da-quarentena-um-periodo-mais-leve/

Apoio