Terceiro país no mundo com mais infectados pelo novo coronavírus, o Irã anunciou que o número de mortos pela doença aumentou 149 nesta sexta-feira, chegando a 1.433 vítimas fatais. A informação, divulgada por um porta-voz do Ministério da Saúde, vai de encontro aos números alarmantes no país: são mais de 19 mil infectados, atrás apenas de China e Itália.
A Espanha chegou ao número de 1.002 mortos em decorrência da Covid-19. Já são quase 20 mil infectados no país, de acordo com dados do Ministério da Saúde espanhol. É o quarto país na lista dos mais infectados com a doença, abaixo apenas dos três citados acima. Houve um aumento de 30% nas mortes nas últimas 24 horas, com novas 235 vítimas fatais.
Na Alemanha, os números também subiram nas últimas 24 horas. Das 31 mortes totais pelo vírus desde o início da pandemia, as últimas 11 foram recentes. O número de infectados saltou 2.958 nas últimas horas, chegando a um total de 13.957 pessoas com Covid-19. É o quarto país com mais doentes do mundo todo.
Restrições e mudanças ampliadas
A Áustria ampliou as medidas restritivas no país até o dia 13 de abril. O anúncio foi feito pelo chanceler Sebastian Kurz. O país já registrou mais de 2.200 casos do Covid-19 e seis mortes pela pandemia global. As severas medidas de restrição de circulação começaram na última segunda-feira, em resposta ao aumento dos casos no país.
O Palácio de Buckingham anunciou que a cerimônia de troca de guarda nos palácios da Rainha Elizabeth II foi adiada e ainda não tem nova data para acontecer, na tentativa também de conter o avanço do surto de Covid-19.
De acordo com o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, 300 médicos voluntários formarão uma espécie de força-tarefa para ajudar nas áreas mais críticas do país. Com mais de 41 mil infectados, a Itália superou a China em mortos pelo Covid-19: 3.405 vítimas fatais.
Hong Kong, território semi independente da China, confirmou 48 novos casos de Covid-19. É o maior aumento na região desde o início do surto. Destes casos, 36 deles são de pessoas com histórico recente de viagens a lugares como Singapura, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Tailândia e Suíça.
Na Riviera Francesa, um drone aéreo particular em conjunto com a Polícia tem alertado os banhistas que se arriscam nas praias na região de Nice a ficarem a pelo menos um metro distantes entre si. Um segundo drone pode entrar em ação nos próximos dias para alertar os cidadãos no combate ao Covid-19. O governo francês já ordenou ao povo que fique em casa e saia apenas para ir no supermercado, farmácia ou procurar ajuda médica. Trabalho só se for estritamente necessário.
(Fonte: G1/Foto: BBC)