Biblioteca de Jundiaí disponibiliza vídeos com leituras de livros para crianças
A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot está usando as redes sociais para garantir atividades de leituras e contações de histórias para as crianças, enquanto elas estão em casa por conta da quarentena para prevenção e enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19). Por meio de transmissões de vídeos pela página da Biblioteca no Facebook, a proposta é garantir pela internet os andamentos do “Leiturinha em foco” e “Lê no Ninho”, propostas de mediações de leituras e acesso ao livro, respectivamente, para indicações de leitura a crianças com mais de quatro anos e sugestões de atividades para pais e cuidadores de bebês.
Quem conduz as transmissões é Carmen Silvia Bulhões, supervisora pedagógica da Biblioteca. “Esta tem sido uma experiência muito positiva, assim como o seu alcance. Já recebi depoimentos de avós que não têm podido ver seus netos, mas mandam o vídeo para que eles assistam. E a seleção das obras privilegia conteúdos alegres e coloridos, para tornar esses dias mais amenos para as famílias”.
De acordo com a diretora do Departamento de Fomento à Leitura da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Camila Rosalem, “a proposta surgiu da vontade da equipe da Biblioteca em criar situações positivas para as crianças e suas famílias durante a quarentena. Novos conteúdos devem ser disponibilizados a cada dois dias. Também deveremos usar as redes sociais para indicar aos adultos indicações de títulos de domínio público para download gratuito”.
Durante o período também estão suspensas as multas sobre devoluções com atrasos a partir da última segunda-feira (16), por meio da guarda responsável dos livros. Até o fechamento da biblioteca, cerca de 1500 títulos estavam emprestados. O acervo completo conta com cerca de 50 mil exemplares.
(Fonte/Foto: Prefeitura de Jundiaí)