Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Educação de Jundiaí destina alimentos a alunos em vulnerabilidade

Publicada em 25/03/2020 às 17:39

A Unidade de Gestão de Educação (UGE) realizou nesta quarta-feira (25) o repasse de alimentos para as famílias de cerca de 750 crianças matriculadas na rede municipal. Os alimentos, que faziam parte do repasse programado para as unidades escolares para a semana, quando, por conta do enfrentamento ao Coronavírus, a presença de alunos ainda era opcional e adesão foi, na média, inferior a 5%, foram entregues em kits aos responsáveis das famílias identificadas como em vulnerabilidade social.

Mulher recebe sacola com pé de alface, com mesa com sacolas com peras e maçãs

Joelma Brito dois kits para casa, pois tem dois filhos matriculados na Emeb no Cidade Nova

As entregas foram feitas em 52 unidades escolares. Cada família recebeu um kit por aluno matriculado nas escolas. Os kits continham arroz, feijão, bolachas, açúcar, enlatados, maionese, molho de tomate, leite em pó, proteína de soja, mistura para preparo de bolo e frutas, como peras e maçãs. Algumas unidades entregaram também pés de alface.

A gestora da UGE, Vastí Ferrari Marques, explica que a logística é resultado do trabalho conjunto entre a Unidade Gestora e as unidades escolares. “Realizamos um trabalho junto às escolas na identificação das crianças que estivessem em situação vulnerável. As unidades possuem a vivência com os alunos e avaliaram caso a caso, entrando em contato com os familiares. Assim, esperamos minimizar os efeitos desta pandemia e garantir a alimentação dessas crianças durante a quarentena.”

Na Emeb Professora Judith Almeida Curado Arruda, no Cidade Nova, foram entregues cerca de 50 kits. A Joelma Brito levou para casa dois kits, já que os filhos Guilherme, de oito anos, e o Davi, de seis, estudam na escola. “Me surpreendi com esta iniciativa da Prefeitura. Achei de grande valentia. Estou desempregada e a única renda lá de casa era do meu trabalho como diarista e vendedora. A quarentena trouxe dificuldades e esse alimento ajuda e muito”, comemora a moradora do Jardim Tamoio, que tem ainda dois outros filhos: Carlos Eduardo, de onze anos, e Lívia, de três.

Já entre os 20 kits entregues na Emeb Professor Antônio Adelino Brandão, no Morada das Vinhas, Edilson da Cruz também levou um para casa. Pai do Enzo, de oito anos, Edilson mora no Residencial Jundiaí e trabalha como vendedor de gás. “A gente se vira do jeito que pode. Por isso toda ajuda é bem-vinda. Por enquanto ainda há trabalho, mas tudo dependerá do funcionamento da distribuidora do produto para seguirmos com a atividade”. Na casa da família moram ainda a mãe Silvana e os filhos Mary Ellen, de 12 anos, e Fernanda de cinco.

A UGE também fez o repasse de perecíveis, como frutas, legumes, verduras e pães para a Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS), que destinou os alimentos para as entregas excepcionais do Banco de Alimentos na Vila Dignidade e no Vila dos Idosos e para seu Programa de Suplementação Alimentar (PSA). Houve também destinação para o Hospital São Vicente de Paulo.

Apesar de se tratarem de alimentos comprados com dotação orçamentária da UGE, a destinação para outros fins, como redução de desperdícios e garantia de segurança alimentar. A medida está prevista como providência necessárias para plano de atendimento emergencial, segundo decreto nº 28.926/2020, que declara estado de calamidade pública. Mais informações podem ser obtidas no site jundiai.sp.gov.br/coronavirus.


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/03/25/educacao-de-jundiai-destina-alimentos-a-alunos-em-vulnerabilidade/

Apoio