Médica coloca bilhete em elevador e se oferece para ajudar vizinhos isolados em Salvador
Uma médica colocou um bilhete no elevador do prédio onde mora, no bairro do Itaigara, em Salvador, e se ofereceu para ajudar os vizinhos isolados para evitar lotação dos hospitais da capital baiana. Segundo informações da endocrinologista Márcia Sampaio, ela se propôs a renovar receitas e esclarecer dúvidas sobre os sintomas que os vizinhos possam ter.
“Queria compartilhar com vocês uma atitude que eu tive aqui no meu prédio, baseada em ações que foram feitas por outros colegas em seus prédios e condomínios. Eu foi disponibilizar um pouco de nosso tempo para renovação de receitas, esclarecimentos de dúvidas sobre algum tipo de intercorrência, sintomas que os vizinhos possam ter”, explicou a médica.
O objetivo da ação, de acordo com a endocrinologista, é minimizar a procura desnecessária nos hospitais e deixar que os pacientes suspeitos de coronavírus sejam atendidos com mais agilidade.
“Minimizar a possibilidade de procura de médicos de forma desnecessária. São ações como essas que reforçam a necessidade desse momento de solidariedade, que é a grande lição, que eu creio que uma das lições que nós podemos tirar dessa crise que nós estamos vivendo, e reforço a necessidade de não sairmos de casa”, disse.
Confira o recado da médica, que foi exposto no elevador do prédio:
“Olá, vizinhos! Sou médica, mas não trabalho em emergência. Não estou na linha de frente da luta contra o coronavírus e, portanto, estou em isolamento social. Mas posso ajudar.
1 – Me ofereço para avaliar outras doenças, como infecção urinária, diarreia, pressão alta e etc. Vamos evitar ao máximo ir na emergência.
2 – Posso renovar receitas médicas de uso contínuo.
3 – Caso você esteja com sintomas respiratórios, posso te orientar no interfone ou WhatsApp para decidirmos juntos se é melhor ficar em casa ou ir para hospital.
4 – Posso dar orientações sobre medidas preventivas e cuidados!
Estamos juntos!”
Até a manhã desta quarta-feira, a Bahia havia registrado mais de 80 casos confirmados de coronavírus.
(Fonte: G1. Imagem: Reprodução TV Bahia)