Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Aos 108 anos, vó Antônia alerta idosos em vídeo sobre coronavírus

Publicada em 28/03/2020 às 12:07

Em seu aniversário de 108 anos, em dezembro útimo

A aposentada Maria Antônia Vaz, mais conhecida como “vó Antônia”, que completou 108 em dezembro, conta que apesar de já ter vivido muito, nunca viu algo tão cruel como a covid-19, doença que tem feito não só ela, mas milhões de brasileiros ficarem em isolamento domiciliar.

Pertencente ao principal grupo de risco, o dos idosos, vó Antônia deixou de fazer algumas das coisas que mais gosta na vida e fez questão de gravar vídeos e publicá-los em suas redes sociais para alertar os idosos sobre o perigo de desrespeitar a orientação nesse momento.

No vídeo gravado e publicado nas redes sociais, além de pedir para que os idosos não saiam de casa nesse período, vó Antônia também dá dicas de como se prevenir, usando o álcool em gel, por exemplo. Confira no vídeo abaixo!

Cinco pessoas moram na mesma casa que vó Antônia. Três delas continuam trabalhando e, por isso, a rotina precisou passar por alterações. Quem chega da rua tem que entrar pelos fundos da residência. Lá, eles trocam de roupa, deixam o sapato e só depois entram no imóvel, seguindo já para o banho. Além disso, há um frasco de álcool em gel nas duas portas de entrada da residência.

“Não estamos recebendo visita. Todo o carinho com a vó agora é pela internet. Quase todos os dias ela faz chamada de vídeo com os netos e bisnetos para conversar”, conta a neta, Claudia Natalina de Oliveira.

Andar de moto é plano para o pós-pandemia

Vó Antônia integra o grupo da terceira idade do município de Pato Branco e três vezes por semana se reúne com os amigos para fazer diversas atividades culturais. Sem poder sair de casa, a aposentada conta que faz questão de ir ao quintal tomar sol pela manhã.

“Eu já estou em casa há vários dias. É uma doença muito perigosa que atinge os pulmões e está matando os idosos. Então durante esses dias eu tomo sol atrás da casa e assisto televisão”, conta. Apesar de estar seguindo uma rotina mais calma, vó Antônia sabe bem o que vai querer fazer assim que a situação melhorar e ela puder sair de casa. “Quando puder sair de novo, quero ir ver meus amigos, passear, caminhar e andar de moto”, diz.

(Fonte: Uol/Imagem: Arquivo Pessoal)


Leia mais Variedades
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/03/28/aos-108-anos-vo-antonia-alerta-idosos-em-video-sobre-coronavirus/

Apoio