Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Lote com 500 mil testes chegou da China e será distribuído aos estados

Publicada em 30/03/2020 às 20:09

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse nesta segunda-feira (30) que será preciso racionar o uso dos testes rápidos que o governo federal importou da China e cujo primeiro lote chegou nesta noite no Brasil. “Nós já compramos 5 milhões. Esse avião está chegando com 500 mil e, quando dividir, vai ser um pouquinho para cada local. Os senhores profissionais entendam, leiam o protocolo, e se todo mundo fizer o teste vai acabar em um dia e não é assim que vai funcionar”, alertou Mandetta.

O ministro Luiz Henrique Mandetta durante a entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, explicando a distribuição dos testes vindos da China

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, reforçou que os testes rápidos comprados pelo governo serão usados prioritariamente em profissionais da saúde e da segurança.

“Esse teste só é aplicado a partir do sétimo dia de início dos sintomas. Ele não é para a identificação de um caso no início da doença. Ele é para auxiliar a vigilância na identificação dos pacientes que podem ser positivos no âmbito de profissionais de serviços de saúde, não são só profisisonais de saúde, ou seja, aqueles profissionais que estão atuando no serviço de saúde, além dos profissionais de segurança”, disse Wanderson.

Casos no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (30) o mais recente balanço nacional sobre os casos de Covid-19, doença causada pelo coronavírus Sars-Cov-2. Os principais dados são:

  • 159 mortes
  • 4579 casos confirmados
  • 3,5% é a taxa de letalidade
  • Sudeste tem 2.507 casos, 55% do total
  • São Paulo tem 1.451 casos

No levantamento anterior, divulgado no domingo (29), o Brasil tinha 136 mortes e 4.256 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. O aumento no total de mortes foi de 17% e de 7,9% no total de casos.


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/03/30/lote-com-500-mil-testes-chegou-da-china-e-sera-distribuido-aos-estados/

Apoio