Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

No Boletim TVTEC, gestor de Saúde dá panorama sobre a pandemia

Publicada em 01/04/2020 às 18:56

Na segunda edição de seu Boletim Informativo, a das 18 horas, pelo Facebook, Youtube e Canal 24 da NET, a TVTEC atualizou os números do Informe Epidemiológico, para 12 casos de morte por suspeita de coronavírus; 13 casos confirmados de coronavírus (5 internados em hospitais da cidade e 3 aguardando contraprova); 107 casos de pessoas que aguardam resultados de exames e 45 pessoas hospitalizadas, aguardando resultados de testes.

O gestor de Saúde, Thiago Texera, comentou os cinco casos confirmados, internados em hospitais. Os cinco pacientes são casos positivos para Covid-19 e os hospitais possuem recursos para cuidar, dentro do protocolo do Ministério de Saúde. “São 50 pessoas moradoras em Jundiaí internados”, confirmou Texera. Adiantou que a partir desta quinta-feira (2), haverá novo formato do Boletim Epidemiológico, atualizando os casos de pessoas que usam os serviços hospitalares da rede de Jundiaí vindos de outras cidades da região.

Sobre o número de óbitos, Texera informou que com a chegada dos testes rápidos, é possível perceber que a curva epidemiológica de casos confirmados deve se acentuar. “Os dados serão mais reais para se trabalhar, considerando que o Instituto Adolfo Lutz”, vai acelerar também os resultados. “Claro que os números preocupam. São casos de Síndrome Respiratória Aguda. Mas nenhum óbito ainda foi confirmado com a Covid-19”.

O gestor de Saúde comentou o programa de voluntariado iniciado em Jundiaí, para garantir a força de trabalho contra a pandemia. “Com os testes rápidos, é possível que a gente tenha baixas. E precisamos estar preparados. A gente sabe que haverá afastamentos”, explicou. O voluntariado é válido para trabalhadores da área de Saúde e farmacêuticos. Informações a respeito do voluntariado estão disponibilizadas no site da Prefeitura de Jundiaí. Lembrou ainda que não haverá vacinação contra a gripe na cidade, nesta quinta-feira. Ela poderá ser retomada na sexta-feira (3), com a chega de novos lotes na cidade.

O repórter Rafael Amaral, do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, no Paço Municipal, falou da movimentação normal que se tem observado em diversos pontos do município, apesar do decreto pedindo o isolamento social. Entrevistou o gestor de Segurança, Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli – Jacó. Ele explicou como a Guarda Municipal tem atuado para conscientizar as pessoas – especialmente no que se relaciona ao que funciona irregularmente – e como tem sido instruída a fazer a abordagem das pessoas, evitando ajuntamentos.

O repórter Rafael Santos visitou a Avenida 9 de Julho para conferir o movimento de pessoas que estão buscando se exercitar. Ele disse que na terça-feira (31) houve muito movimento e constatou a presença de gente e um aumento de movimento, por volta das 18h20, mas menor do que o da terça-feira. A reportagem reiterou o que sempre tem dito, atendendo as recomendações – “fiquem em casa!”

ASSISTA A ÍNTEGRA DA SEGUNDA EDIÇÃO DO BOLETIM INFORMATIVO DA TVTEC

https://www.facebook.com/tvtecjundiai/videos/213804123212128/


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/04/01/no-boletim-tvtec-gestor-de-saude-da-panorama-sobre-a-pandemia/

Apoio