Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Equipe da Poli-USP cria ventilador pulmonar 15 vezes mais barato

Publicada em 01/04/2020 às 14:30

Engenheiros da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) desenvolveram um ventilador pulmonar para uso em emergências, que pode ser produzido em até duas horas e é 15 vezes mais barato dos que os aparelhos disponíveis no mercado.

O aparelho produzido pela Politécnica da USP em até duas horas custa 15 vezes menos que os disponíveis no mercado

No dia 20 de março, um grupo de grupo de aproximadamente 40 pessoas, entre engenheiros biomédicos, mecânicos, mecatrônicos, eletrônicos e de produção, estudantes e representantes da iniciativa privada, se articulou no desenvolvimento do respirador, batizado de “Inspire”, para suprir uma possível demanda do equipamento hospitalar durante a pandemia do coronavírus.

A proposta do grupo era a criação de um ventilador pulmonar de baixo custo, com tecnologia e componentes nacionais. O resultado é um equipamento produzido com mais rapidez e menor custo.

“Buscamos montar um equipamento que pudesse utilizar ao máximo componentes que já existem no mercado brasileiro, não dependendo muito de importação, e que pudéssemos acionar os fabricantes para aumentar sua produção”, explicou o professor Raul González Lima, especialista em Engenharia Biomédica e um dos coordenadores do projeto.

(Fonte: G1. Imagem: Politécnica-UPS/Divulgação)


Leia mais DestaqueNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/04/01/pesquisadores-da-usp-criam-ventilador-pulmonar-15-vezes-mais-barato/

Apoio