Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Brasil tem ao menos 23 mil testes de coronavírus à espera do resultado

Publicada em 02/04/2020 às 09:52
Dados das Secretarias de Saúde dos estados apontam que ao menos 23,6 mil testes do novo coronavírus (Sars-CoV-2) ainda não foram analisados. O número é 3,4 vezes maior que o total de casos confirmados (6,9 mil), até o início da manhã desta quinta-feira (2). AS informações são do G1.

O número é 3,4 vezes maior que o total de casos confirmados

Especialistas afirmam que tal discrepância indica que pode haver muito mais gente com a doença Covid-19 no país. De acordo com as autoridades a subnotificação de registros tem duas causas: a falta de testagem maciça no Brasil e a demora para finalizar essas análises já iniciadas mas não concluídas. De acordo com pesquisadores, a subnotificação dificulta a realização de cálculos que mostrem o real avanço do surto no país.

O levantamento realizado pelo G1 inclui os número de nove estados: Acre, Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo. Os demais estados não enviaram os dados à reportagem.

Na quarta-feira (1º), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que o número de casos da doença deve aumentar a partir desta semana.”O que significa esse aumento? A testagem que está represada, (…) estamos começando a fazer algumas máquinas em automático, vai chegar um momento [em] que vamos ter megamáquinas automatizadas, e esses números vão crescer muito”.

“O número de casos está muito menor que o número de casos [real] que está circulando dentro da nossa sociedade”. De acordo com o ministro, “provavelmente hoje a gente já estaria em espiral de casos mesmo fazendo esse isolamento [distanciamento social]”.

(Fonte: IstoÉ/Foto: Reprodução)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/04/02/brasil-tem-ao-menos-23-mil-testes-de-coronavirus-a-espera-do-resultado/

Apoio