Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Texera confirma morte por Covid-19 em Jundiaí e vê cenário preocupante

Publicada em 03/04/2020 às 18:26

Na segunda edição do Boletim TVTEC, transmitido ao vivo pelas redes sociais e pelo Canal 24 da NET. no final da tarde desta sexta-feira (3), a partir das 17h40, os entrevistados foram o gestor de Saúde, Thiago Texera, diretamente do Paço Municipal, onde funciona o Comitê de Enfrentamento do Coronavírus (CEC)  Thiago confirmou a primeira morte pelo coronavírus em Jundiaí (um idoso, de 72 anos) – há outros 14 óbitos sob investigação. Subiu também para 17 o número de pessoas que aguarda a contraprova em casa, para 118 os casos suspeitos que aguardam o resultado do teste em casa; 46 que aguardam o resultado em casa; e há 6 internações Com Covid-19 confirmado. Veja o Informe Epidemiológico de Jundiaí.

O Boletim atualizou os números da pandemia no Brasil e no mundo.

Thiago reafirmou que a velocidade dos números desenha um cenário preocupante para o município. “Não é alarmismo”, garantiu. “Mas é preciso levar a sério as restrições sociais, o isolamento porque se você sair sem os cuidados, sem necessidade, o vírus vai pegar você”, enfatizou. Pela análise do gestor de Saúde, se a taxa de ocupação dos hospitais e os outros números continuarem avançando como estão, a partir do dia 15 de abril o sistema de Saúde – tanto público quanto privado poderão estar sobrecarregados. “Ou a gente fica em casa, ou teremos um grande problema na segunda quinzena de abril e para maio”, alertou. “O melhor é ficar em casa! Acreditem!”

O gestor de Agronegócios, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez, falou da necessidade de reinventar as atividades. Explicou que a cidade é muito forte na fruticultura e falou da dificuldade de colocar as safras de caqui, por exemplo, no mercado. “Estamos criando meios para facilitar a vidas dos agricultores. Apelo à população para que consuma, de preferência ao que se produz aqui, se vende aqui, nas feira livres, com todos os cuidados como evitar aglomeração,  lavar as mãos, enfim tomar os cuidados recomendados”, disse.

Outro entrevistado, diretamente da Câmara Municipal, onde foi realizada sessão extraordinária, foi o vereador Douglas Medeiros, diretamente da Câmara de Jundiaí. O vereador comentou a votação dos quatro itens da Ordem do Dia –  um projeto urgente do prefeito que cria 29 novos cargos na área de Saúde e outros três. “É um projeto importante. Jundiaí está trabalhando com muita responsabilidade em relação à pandemia. Esse projeto é para garantir a reposição onde houver baixas, porque muitos profissionais da área de Saúde na cidade já estão sobrecarregados”, disse. “O projeto foi aprovado para atender emergencialmente essa demanda”, completou. O vereador comentou também os outros projetos votados.

Sobre o projeto da previdência municipal aprovado,  quem comentou o assunto foi Cláudia Cesar,diretora administrativa e financeira do Iprejun. “Para o servidor, a principal alteração é a da alíquota de contribuição previdenciária – era de 11% e passou a ser 14%”, informou. “Esta elevação é uma exigência da Constituição, que deve ser implementada daqui 90 dias. E em relação aos auxílios, não haverá nenhum prejuízo aos servidores”, completou.

ASSISTA A ÍNTEGRA DA 2ª EDIÇÃO DO BOLETIM TVTEC DE 3 DE ABRIL

https://www.facebook.com/tvtecjundiai/videos/1118350695181689/

 

 


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/04/03/texera-confirma-morte-por-covid-19-em-jundiai-e-ve-cenario-preocupante/

Apoio