Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Velocidade do avanço da pandemia preocupa gestor de Saúde de Jundiaí

Publicada em 05/04/2020 às 12:46

A reportagem do TVTEC News conversou pelas redes sociais, mais uma vez, com o gestor da Promoção de Saúde, Tiago Texera sobre o avanço da pandemia do novo coronavírus na cidade de Jundiaí e região. Durante o período da manhã, Tiago havia estado ao lado de outros gestores e do prefeito Luiz Fernando Machado que, em importante pronunciamento, destacou a necessidade de manter isolamento social – só estão autorizados a funcionar os serviços essenciais – e anunciou novas medidas na área da Educação e o envio de projeto de Lei à Câmara, cortando em 30% o salário do Chefe do Executivo e seus secretários; 20% os dos diretores e 10% e 5% assessores dos escalões mais baixos. O gestor de Saúde reiterou a constatação de alta na procura por leitos de alta complexidade em Jundiaí.

Sexta-feira (3) foi confirmado o primeiro óbito por coronavírus na cidade. Há outros 14 sob investigação

“A gente acompanha o Informe Epidemiológico. Se você olhar, constata que de quinta para sexta-feira (3) foram 11 casos novos internados por alta complexidade. Nesse sábado à noite, eram 41 pacientes internados só no Hospital São Vicente, de um total de 74 que temos no município – e desses 41, metade é com uso de ventilação mecânica, de respiradores. Ou seja, estamos com metade dos leitos do São Vicente, que são 83, leitos exclusivos de UTI, para o cuidado exclusivo com coronavírus, pacientes com suspeita”, informou o gestor.

Tiago adiantou que 38% do total dos respiradores disponíveis atualmente estão em utilização. “Isso é motivo de bastante preocupação”, assegura ele. “Se de fato o crescimento mantiver essa taxa diária de dez casos, corremos o risco do sistema de Saúde ficar sobrecarregado na segunda quinzena de abril”, completou. A sobrecarga seria o número total de leitos tanto do sistema público quanto do privado alcançariam o limite da capacidade instalada para atendimento à população.

Outro comparativo, apresentado por Tiago, na conversa com a reportagem do TVTEC News, está relacionado com a demanda por leitos de UTI com pacientes atingidos pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). “Se compararmos março de 2019 a março deste ano, o aumento foi de 129%. A gente percebe que o vírus está circulando no município, os resultados positivos estão aumentando e, infelizmente, já registramos um óbito. Por essas razões todas é sempre bom relembrar a comunidade e alertar que agora o mais importante, para enfrentar o coronavírus, é a gente ficar nas nossas casas. Só assim o sistema público-privado de Jundiaí suportará o volume de atendimentos esperado para a SARS que pode ser também relacionado ao coronavírus”, advertiu.


Leia mais CidadesDestaqueSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/04/05/velocidade-do-avanco-da-pandemia-preocupa-gestor-de-saude-de-jundiai/

Apoio