Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Serviço Funerário orienta equipes sobre uso de EPIs para mortes suspeitas por Covid-19

Publicada em 06/04/2020 às 12:32

Nos últimos dias, em função da pandemia do Coronavírus, os funcionários do Serviço Funerário Municipal de Jundiaí (SFM) receberam uma série de orientações sobre como proceder com segurança diante de óbitos ocasionados pelo Covid-19 (confirmados ou suspeitos).

A técnica da Fumas, Maria Amélia Antonio, explica que os EPIs já atendem as especificações necessárias

Considerado um dos serviços essenciais ao município e sob responsabilidade da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), o SFM recebeu as orientações embasadas por normativas divulgadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último dia 31, definindo quais são os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) indicados para a situação.

“Montamos uma equipe multidisciplinar para analisar e discutir as publicações do Ministério da Saúde e do Governo Estadual relacionadas aos óbitos considerados suspeitos ou confirmados por Covid-19”, destacou Solange Marques, superintendente da Fumas lembrando que todos os plantões foram contemplados com as devidas orientações. “Também foi reforçado junto às equipes do SFM sobre a necessidade da higienização constante das mãos, com álcool 70% disponibilizado nos ambientes internos dos velórios e nas áreas de acesso da população”, completou Solange.

Após análise das resoluções e notas técnicas, a técnica de Segurança do Trabalho da Fumas, Maria Amélia Antonio, explicou que os EPIs utilizados atualmente pelas equipes do SFM na remoção e transporte dos corpos já atendem as especificações de segurança recomendadas para os casos de possíveis vítimas do Covid-19.

“Com base nas deliberações, foi elaborado um plano de trabalho para orientação dos agentes e auxiliares funerários, que são os profissionais que efetivamente realizam as remoções dos óbitos ocorridos na cidade. Nesse plano, foram incluídas as informações acerca dos EPIs a serem utilizados nesse óbitos específicos, além da forma correta de colocação, retirada e higienização dos equipamentos (no caso, dos reutilizáveis)”, completou, salientando que tais orientações foram passadas aos funcionários individualmente. “A intenção era que todos os funcionários, de todos os plantões, pudessem compreender plenamente as informações e também tivessem a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas a respeito”.


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/04/06/servico-funerario-orienta-equipes-sobre-uso-de-epis-para-mortes-suspeitas-por-covid-19/

Apoio