Saiba como pedir a renda básica emergencial de R$ 600
Paga a trabalhadores informais de baixa renda e a beneficiários do Bolsa FamÃlia, a renda básica emergencial de R$ 600 ou de R$ 1,2 mil para mães solteiras será depositada de forma automática para quem já está inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) a partir de quinta-feira (9) e tem conta no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal. Os demais trabalhadores terão de se cadastrar no aplicativo Caixa AuxÃlio Emergencial ou no site AuxÃlio Caixa e começarão a ser pagos até o dia 14.
Quem está no Bolsa FamÃlia não precisa se cadastrar e receberá o auxÃlio emergencial no mesmo dia do pagamento do programa social, que ocorre entre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário desse grupo receberá o maior valor entre o Bolsa FamÃlia e a renda básica emergencial no fim de abril, de maio e de junho.
Nesta fase, o dinheiro será depositado em contas poupança digitais ou na conta corrente informada pelo beneficiário e só poderá ser movimentado eletronicamente. O calendário para saques em bancos, casas lotéricas ou correspondentes bancários será divulgado posteriormente.
Quem tem direito ao auxÃlio emergencial?
- Que estão inscritas no CadÚnico até o último dia dia 20 de março;
- Que são microempreendedores individuais;
- Que são contribuintes individuais ou facultativos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
- Que estão na informalidade, sem inscrição em programas sociais nem contribuir para o INSS;
- Que são inscritos no Bolsa FamÃlia;
- O auxÃlio não será pago a quem recebe aposentadorias, pensões e demais benefÃcios previdenciários, seguro-desemprego, benefÃcios assistenciais como o BenefÃcio de Prestação Continuada (BPC) ou outro programa federal de transferência de renda que não seja o Bolsa FamÃlia.
Todos os beneficiários deverão:
- Ter mais de 18 anos de idade e Cadastro de Pessoa FÃsica (CPF) ativo;
- Ter renda mensal de até meio salário mÃnimo por pessoa (R$ 522,50);
- Ter renda mensal até 3 salários mÃnimos (R$ 3.135) na famÃlia inteira;
- Não ter recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018;
- A renda familiar considera os rendimentos de todos os membros que vivem na mesma residência, exceto os pagamentos do Bolsa FamÃlia.
Como será feito o pagamento a mães solteiras?
- Mulheres mães e chefes de famÃlia poderá receber R$ 1,2 mil (duas cotas) por mês caso se enquadrem nos critérios anteriores.
O que acontecerá se quem recebe o auxÃlio emergencial conseguir emprego?
- Beneficiário que, durante a vigência do programa, for contratado com carteira assinada ou vir a renda familiar ultrapassar o limite continuará a receber a renda básica emergencial
Quem precisa baixar o aplicativo e se cadastrar?
- Trabalhadores informais sem registro
- Microempreendedores individuais
- Contribuintes individuais ou facultativos do INSS
- Embora os MEI e os contribuintes do INSS estejam inscritos na base de dados do governo, a Caixa Econômica Federal e o Ministério da Cidadania recomendam baixar o aplicativo e para ajustar dados, como a renda familiar. O aplicativo avisará caso o CPF do trabalhador já esteja inscrito no CadÚnico
- Beneficiários do Bolsa FamÃlia não precisam se cadastrar
Como fazer o cadastro?
O cadastro pode ser feito de três formas:
- Pela internet, no site auxilio.caixa.gov.br
- Pelo aplicativo Caixa AuxÃlio Emergencial, disponÃvel para celulares e tablets do sistemas Android e iOS
- Cadastro em lotéricas e agências da Caixa para quem não tem acesso à internet. Por causa da pandemia de coronavÃrus, as agências da Caixa estão funcionando com horário reduzido, das 10h à s 14h
- Os aplicativos podem ser baixados de graça por quem não tenha crédito no celular, graças a um acordo entre o governo e as operadoras de telefonia
- Governo recomenda apenas usar os canais indicados para evitar enviar dados a sites falsos e aplicativos fraudulentos
Que informações são necessárias para fazer o cadastro?
- Nome completo, número do CPF, data de nascimento e Nome da mãe;
- Número de celular para receber um SMS com a informação se o benefÃcio foi concedido ou negado;
- Renda individual e ramo de atividade;
- Cidade e estado onde reside;
- Número de conta corrente, para quem tem conta em banco;
- Número da identidade (RG) ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para quem deseja criar a conta poupança digital
Qual será o calendário de pagamento?
Para inscritos no CadÚnico:
- Primeira parcela: a partir de quinta-feira (9) para quem tem conta no Banco do Brasil ou conta poupança na Caixa, dois dias úteis após a Caixa receber a base de dados da Dataprev, que ocorre hoje (7);
- Segunda parcela: entre 27 e 30 de abril, dependendo do mês de nascimento do trabalhador;
- Terceira e última parcela: entre 26 e 29 de maio, dependendo do mês de nascimento
Para os trabalhadores informais, MEI e contribuintes individuais ou facultativos do INSS, que fizeram o cadastro no site ou no aplicativo:
- Primeira parcela: a partir de 14 de abril, com a possibilidade de ser pago na segunda-feira (13), caso a Caixa termine de processar os dados antes do prazo de três dias úteis;
- Segunda parcela: entre 27 e 30 de abril;
- Terceira e última parcela: entre 26 e 29 de maio.
Quem recebe Bolsa FamÃlia:
- As três parcelas serão pagas nos mesmos dias de pagamento do Bolsa FamÃlia, nos últimos dez dias úteis de cada mês, conforme o final do Número de Inscrição Social (NIS);
- Meses de pagamento das parcelas: abril, maio e junho.
Como será feito o pagamento?
Nesta primeira fase, não haverá saques, apenas depósitos. O dinheiro só poderá ser movimentado eletronicamente. Beneficiários com conta aberta no próprio nome em qualquer outro banco podem indicá-la para receber o valor. A Caixa transferirá o dinheiro sem custos adicionais.
Já beneficiários sem conta em banco terão de autorizar a abertura de uma conta poupança digital na hora de cadastrar o benefÃcio no site ou no aplicativo. O processo é automático e dispensa a apresentação fÃsica de documentos. Beneficiários sem acesso à internet poderão fazer o cadastro nas agências da Caixa ou nas casas lotéricas (se estiverem abertas), com o recebimento do dinheiro na conta indicada, seja ela conta corrente ou conta poupança digital.
Existe um telefone para tirar dúvidas?
O trabalhador pode ligar para o telefone 111, criado pela Caixa, para tirar dúvidas sobre a renda básica emergencial. A linha está disponÃvel apenas para o esclarecimento de informações. O trabalhador pode consultar se está no CadÚnico, no Bolsa FamÃlia e se precisa cadastrar-se no aplicativo ou no site.
As ligações podem ser feitas pelo celular de forma gratuita, graças a um acordo entre o governo e operadoras telefônicas.
(Fonte/Foto: Agência Brasil)