Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Comércio abusivo terá ‘portas abaixadas’, adverte Parimoschi

Publicada em 09/04/2020 às 13:34

O gestor de Governo, José Antônio Parimoschi, foi o principal entrevistado da primeira edição do Boletim TVTEC desta que foi ao ar, ao vivo, pelas redes sociais e pelo canal 24 da NET a partir das 12h50 desta Quinta-feira Santa (9). O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus  (CEC) se reuniu plea manhã com representantes da indústria, comércio e sindicatos da cidade para falar de um plano de recuperação da economia, após a pandemia. E garantiu que o comércio não essencial aberto, que estiver abusando e desrespeitando as regras sanitárias será fechado. “Nós vamos abaixar as portas”, advertiu o gestor. “Em defesa da saúde pública”, acrescentou. O CEC confirmou a terceira morte pela Covid-19 na cidade, um homem, idoso, de 60 anos que estava internado em hospital da rede privada de Saúde da cidade.

Parimoschi falou do comércio já liberado neste momento de exceção. “A gente nota exageros. Há alguns supermercados lotados. O nível de contaminação é enorme”, ponderou. “A grande maioria de estabelecimentos segue as regras sanitárias. Mas tem muita gente abusando”, garantiu. “As pessoas estão se comportando como se fossem a um shopping. Alguns hipermercados fazendo promoção de eletroeletrônicos, o que é um crime. A Prefeitura vai fiscalizar e vai agir. Não é regra econômica, é regra sanitária! Se precisar, não teremos medidas paliativas. Os recados foram dados. Agora, vamos baixar as portas daqueles que estiverem colocando as pessoas em risco!”, advertiu.

O gestor informou que as decisões serão pautadas pela ciência. O ideal é conseguir o isolamento de 70% da sociedade para evitar a contaminação em massa e o colapso no Sistema Público de Saúde. “Para decidir postegar a quarentena existem protocolos”, informou Parimoschi. “Precisamos olhar o isolamento social e o número de leitos disponíveis nos hospitais”, disse. Segundo ele, estes indicadores estão sendo olhados diariamente para tomar decisões técnicas, científicas. O Boletim atualizou os números da pandemia no Brasil e no mundo. O Informe Epidemiológico de Jundiaí deve ser atualizado na tarde desta quinta-feira.

O informativo trouxe também entrevista do prefeito Luiz Fernando Machado, sobre o acordo com o Exército Brasileiro para usar as instalações do 12 Grupo de Artilharia de Campanha, se necessário, para instalar 50 leitos de enfermaria. “Vamos observar. Até chegar de 60% a 80%. Se chegarmos, aí sim pensaremos em utilização desses leitos”, disse o prefeito. Outra entrevista, foi a do gestor de Saúde, Tiago Texera, que na tarde de quarta-feira (8), confirmou a habilitação de laboratório de Jundiaí para analisar os testes em pacientes do Hospital São Vicente.

A reportagem do Boletim visitou um hipermercado da cidade que está seguindo as orientações sanitárias, com higienização de carrinhos, álcool em gel para os clientes, e até medição de temperatura antes de entrar. Se a pessoa estiver com mais de 37 graus, recebe máscara. E o chão está marcado para garantir a distância social de um metro. “Mas o número de pessoas é muito grande e às vezes as regras são desobedecidas”, disse o repórter Rafael Santos.

ASSISTA A ÍNTEGRA DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO BOLETIM TVTEC DE 9 DE ABRIL

https://www.facebook.com/tvtecjundiai/videos/916932875426649/


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/04/09/comercio-abusivo-tera-portas-abaixadas-adverte-parimoschi/

Apoio