Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

‘Agora não é momento de passeio’, diz Fiscalização do Comércio

Publicada em 11/04/2020 às 12:19

À véspera das comemorações do domingo de Páscoa, mais estabelecimentos comerciais recebem visitas da Prefeitura de Jundiaí para checar possíveis aglomerações e descumprimentos dos protocolos de higiene neste sábado (11). As ações, que se iniciaram na última semana, são uma força-tarefa entre a Fiscalização do Comércio, a Vigilância Sanitária e a Guarda Municipal.

A TVTEC Jundiaí acompanhou ao vivo a visita a um hipermercado, no Centro de Jundiaí, onde haviam sido observadas grandes quantidades de clientes realizando suas compras, o que não é recomendado. “Apenas uma pessoa da família deve ir ao mercado, e, quando for, que vá com sua lista de compras, pegue apenas o que precisa e volte rapidamente para casa. Agora não é momento de passeio, e a população precisa se conscientizar disso”, frisa a chefe da divisão de Fiscalização do Comércio, Cristina da Fonseca, que participou da live.

Cristina da Fonseca, chefe da divisão de Fiscalização do Comércio, em entrevista à TVTEC Jundiaí na manhã deste sábado (11)

De acordo com Cristina, a força conjunta de fiscalização dos comércios ocorre após uma série de denúncias de aglomerações feitas por meio do telefone 156, da Prefeitura de Jundiaí. Com a ajuda da própria população, foi possível identificar onde havia pontos de maior preocupação, como os locais que anunciam vendas de produtos não alimentícios. “Foi decretada a paralisação total de vendas de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, vestuários, brinquedos e plantas, e as áreas que vendem esses itens estão sendo interditadas, bem como todo o fato está sendo comunicado ao Departamento Jurídico da Prefeitura de Jundiaí e demais órgãos responsáveis. Os supermercados e hipermercados estão autorizados apenas a comercializar produtos de primeira necessidade”, diz.

Ela afirma ainda que, seguindo todas as recomendações de higiene do Ministério da Saúde, esses estabelecimentos devem adotar algumas práticas durante o período de compras, como higienização dos carrinhos, distribuição de porções de álcool gel para os frequentadores, controle da quantidade de pessoas dentro da loja e, para quem aguarda acesso do lado de fora, distanciamento mínimo de dois metros entre cada cliente. Os locais fiscalizados que estavam descumprindo esse procedimento foram notificados. “A notificação é feita com fundamento nos decretos estabelecidos pela própria Prefeitura de Jundiaí. Caso o problema seja reincidente, a ordem é para que o estabelecimento feche imediatamente.”

Segundo as equipes de Fiscalização do Comércio, no entanto, os representantes comerciais têm colaborado e acatado as notificações, mesma realidade que observa o subinspetor Carobeli, da Guarda Municipal, durante suas rondas para checar possíveis comércios abertos pela cidade. Ele explica que a GM recebe denúncias de descumprimento do decreto via 153, outro canal de atendimento para a população. “Quando isso ocorre, vamos até o local, relatamos a situação e pedimos bom senso do comerciante para que feche as portas, mediante nova fiscalização no dia seguinte para tomar outras medidas cabíveis. Eles têm entendido e abaixam as portas”, diz, em entrevista também à TVTEC Jundiaí.

Duas equipes da divisão de Fiscalização do Comércio, junto com quatro equipes da Guarda Municipal, realizam visitas a outros estabelecimentos na tarde deste sábado. Para assistir às entrevistas na íntegra e acompanhar as informações atualizadas sobre o novo coronavírus, clique aqui.


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/04/11/agora-nao-e-momento-de-passeio-diz-chefe-da-divisao-de-fiscalizacao-do-comercio/

Apoio