Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Do Cecap para o Facebook: missas online mantêm fé acesa na Páscoa

Publicada em 11/04/2020 às 16:42

Tradicional encenação de ‘A Paixão de Cristo’ coloca dezenas de atores nas ruas para representar crucificação de Jesus; trajetória de Cristo agora é representada pelas palavras online (Foto: Jornal de Região)

Às 18:30 da última sexta-feira (10), data religiosa do calendário cristão, fiéis de Jundiaí aguardavam, em multidões, o momento de recordar a crucificação de Jesus Cristo, momento conhecido como “A Paixão de Cristo”. Dessa vez, no entanto, não foi nas ruas do Cecap, local tradicional onde a peça é encenada diante de cerca de 3 mil pessoas.

Pela primeira vez depois de 10 anos, o tão esperado espetáculo, que coloca dezenas de atores para circular da Escola Adoniro Brandão até a Paróquia Santa Rita de Cássia, que promove a apresentação, precisou ser cancelado, devido às recomendações de isolamento social por conta da pandemia da Covid-19. “Seria nossa décima primeira apresentação, e chegamos a fazer alguns ensaios, mas logo na sequência vieram as notícias sobre o coronavírus e acabamos seguindo as próprias orientações da Cúria Diocesana de Jundiaí, que já havia restringido as missas presenciais na cidade”, diz o vereador Marcelo Gastaldo, um dos organizadores da encenação de “A Paixão de Cristo”.

E se fazer missas online vem sendo a alternativa de várias paróquias de Jundiaí e de várias cidades do mundo nesse momento de pandemia, restando até ao Papa se ancorar às ferramentas da internet para propagar as palavras de Deus, não foi diferente para manter as celebrações da Páscoa na Paróquia Santa Rita de Cássia para os fiéis jundiaienses. Elevada ao título de Santuário em 2018, ela realizou, exatamente no mesmo momento em que se iniciaria a encenação no Cecap, uma transmissão ao vivo pelo Facebook. “A paróquia promoveu a via sacra pela internet na Sexta-feira Santa, com celebração pelo padre Antônio, que fez as leituras paroquianas e também transmitirá a missa de Páscoa neste domingo (12). Esse é um momento importante para os jundiaienses devotos à entrega de Jesus por nós, e que faz parte do calendário municipal, e já que não é possível fazermos essa evangelização ao ar livre, como sempre fizemos, transmitimos a palavra de outra maneira”, completa Gastaldo.

Live transmitida pela página do Santuário Santa Rita de Cássia contou com a interação de fiéis pelo Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)

Pároco e reitor da Paróquia Santa Rita de Cássia há dois anos, o padre Antonio Carlos dos Santos explica que as missas via Facebook já vêm sendo adotadas há um tempo. “Temos transmitido nossos eventos, como as missas dominicais e outros momentos importantes como a Páscoa, para manter a fé acesa”, diz. Para ele, apesar de este ano a Páscoa ser “diferente do que estamos acostumados”, a decisão foi manter o real significado da data em um ambiente que, apesar de ser cheio de ferramentas, é novo para a Igreja Católica. “Para nós é um momento de reinventar a maneira de celebrar a fé, e por que não? Nossos fiéis têm interagido bastante conosco nas nossas lives, e isso é muito bom”, avalia o pároco. Ele pontua a Semana Santa em tempos de isolamento social como um momento de renovação da fé. “Não é pelo ovo de chocolate, é pela esperança de dias melhores.”

A transmissão da missa alusiva à Sexta-feira da Paixão foi acompanhada por dezenas de seguidores. E tudo com uma produção simples, sem aglomerações dentro da igreja. “Temos poucas pessoas trabalhando conosco, para manter a segurança”, alerta o pároco.

Ele lembra que a Paróquia Santa Rita de Cássia, que atende 11 bairros de Jundiaí, está aberta para visitação, o que é permitido de acordo com o decreto publicado no dia 26 de março pelo governo federal. Mas, com restrições de público. “Temos uma escala de funcionários recebendo os visitantes e apenas estabelecemos que cada pessoa não pode permanecer dentro da paróquia por muito tempo. E o público tem respeitado. Entra, faz sua oração e vai embora”, diz.


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/04/11/das-ruas-do-cecap-para-o-facebook-missas-online-mantem-a-fe-acesa-na-pascoa/

Apoio