Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Gestor de Saúde reitera necessidade isolamento para evitar colapso

Publicada em 13/04/2020 às 18:16

O Boletim TVTEC em sua terceira edição ao vivo desta segunda-feira (13), pelas redes sociais e canal 24 da NET, atualizou os dados sobre o coronavírus em Jundiaí, diretamente do Centro de Enfrentamento ao Coronavírus no Paço Municipal. De 38 casos confirmados ontem o número subiu para 39 – 24 de pessoas que estão sendo tratadas em casa. O total de internados são 10 com coronavírus nos hospitais da cidade e há dois óbitos confirmados. Outros 20 casos de vítimas fatais da Covid-19 estão sob investigação. A cidade tem 65 leitos ocupados – 21 por moradores de cidades da região. Veja aqui o Informe Epidemiológico.

Cristina Fonseca, da Fiscalização do Comércio: “A economia de recupera, uma vida perdida não. É preciso pensar no melhor para todos”.

O gestor Tiago Texera lembrou que os informes epidemiológicos estão sendo atualizados de domingo a domingo e destacou que o reflexo da estabilização dos casos de alta complexidade – internação e leito hospitalar – depende do que foi feito nos últimos 15 dias. “Estamos colhendo os efeitos das medidas adotadas há 15 dias. Não podemos entrar numa ilusão. De agora para frente, teremos um número exponencial de pessoas necessitadas de internação”, disse. “Sim, tivemos estabildiade pelo reflexo a partir do que foi feito em 25 de março. Neste feriado, os supermercados viraram a 25 de março, em Jundiaí. Famílias inteiras se expondo a risco desnecessário”, acrescentou.

O reflexo desta semana do feriado de Páscoa, com a aceleração descontrolada da pandemia, o pico deÉve acontecer no final de abril, início de maio. “A taxa de ocupação de leitos está baixa. Criamos um número elevado de leitos. Mas daqui a 15 dias nos vamos ver quanta gente se contaminou e dados apontam que poderá faltar leitos”, advertiu.

Sobre o baixo índice de isolamento de 48%, Tiago explicou que significa que 20% de uma população de 420 mil pessoas, 80 mil vidas que poderão ter sido contaminadas. Delas, pelo menos 4 mil pessoas necessitarão de leitos de alta complexidade. “Isso é grave. São 80 mil pessoas se expondo a uma contaminação que podem evitar. O foco não está nas casas. Está nos mercados que foram fortemente fiscalizados. A melhor medida, padrão ouro, é o isolamento social”, repetiu o gestor. “O que a gente precisa fazer é evitar a sobrecarga dos hospitais”.

TESTES

O gestor informou também que os testes da Covid-19 estão sendo feitos nos pacientes internados em estado grave. Os testes estão sendo encaminhados para o laboratório credenciado de Jundiaí e o resultado sai em 48 horas sem precisar de contraprova. Além do hospital estar usando a cloroquina para as situações de maior risco.

“O município comprou 10 mil testes e está em via de recebê-los. Neste primeiro momento, serão testados os profissionais de Saúde, que estão na linha de frente, expostos a uma carga viral mais alta. Serão testados para saber se estão com o vírus ou se estão até imunizados e podem trabalhar em segurança. E os profissionais de segurança”, ponderou. “Seguimos os protocolos do Ministério da Saúde”.

VACINAÇÃO

Desta segunda-feira (13) até quinta-feira (15), termina a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Segundo e Tiago, dia 16 começa a segunda fase da vacinação em dez polos de atendimento que devem ser divulgados, para um segundo grupo de pessoas, os portadores de doenças crônicas. “Basta levar o atestado médico ou sua receita de medicamentos para ser imunizado”, contou. “Vai haver um ponto perto da sua casa, no seu bairro. Não precisa correr. Não vamos criar aglomeração”, disse comentando que 80% da população idosa da cidade já está vacinada contra o H1N1.

FISCALIZAÇÃO DO COMÉRCIO

A chefe do setor de Fiscalização de Comércio, Cristina da Fonseca, informou que neste final de semana houve 34 estabelecimentos fiscalizados, 12 notificados e um desses fechado. “Na primeira fase da pandemia fizemos um trabalho de conscientização. Agora, neste final de semana, o trabalho foi de fiscalização efetivamente, por haver aglomerações nos supermercados”, disse ela.

A blitz foi um trabalho conjunto da Fiscalização do Comércio, Vigilância Sanitária, Procon e Guarda Municipal. A servidora pediu maior consciência da população. “A economia se recupera, mas a vida perdida não”, avaliou, ao comentar as aglomerações nos mercados da cidade, constatadas no feriado de Páscoa. (PFJr)

ASSISTA A ÍNTEGRA DA 3.a EDIÇÃO DO BOLETIM TVTEC DE 13 DE ABRIL DE 2020

https://www.facebook.com/tvtecjundiai/videos/534354943947833/


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/04/13/gestor-de-saude-reitera-necessidade-isolamento-para-evitar-colapso/

Apoio