Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Isolamento social de Jundiaí está entre 45% e 48%, informa gestor

Publicada em 13/04/2020 às 12:25

A primeira edição do Boletim TVTEC desta segunda-feira (13) foi levada ao ar, ao vivo, diretamente do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, no Paço Municipal de Jundiaí, pelas redes sociais e pelo canal 24 da NET. O principal entrevistado foi o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael e fez um balanço sobre as ações dada força integrada que fiscaliza estabelecimentos de comércio essencial e não-essencial.  Foram ações iniciadas na quinta-feira (9).

O gestor revelou, entre outras coisas que o nível de isolamento social no município está entre 45% e 48%, longe da taxa ideal proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de 70%. “Foi um final de semana prolongado, intenso. No sábado, um número grande de pessoas nos supermercados que estavam vendendo produtos não essenciais. Houve a necessidade de uma ação mais firme do poder público, para relembrar a população da necessidade de isolamento social, nesse momento crítico”, comentou. A força tarefa formada pela Fiscalização do Comércio, Vigilância Sanitária e Guarda Municipal realizou 11 notificações.

“Antes de notificar, estamos estimulando o diálogo como o comerciante, prestador de serviço, mostrando a necessidade de conscientização de evitar a pandemia, da população ficar em casa”, explicou o gestor, dizendo que onde for necessário pode haver até a lacração do estabelecimento. “Em mercados, supermercados e hipermercados encontramos muitas situações inadequadas como venda de roupas, por exemplo”, emendou. “Outra coisa é preciso que respeitem o regramento para preservar a população, dando condições de espaçamento entre as pessoas, de higienização com álcool em gel e tudo o que está determinado nos decretos já publicados” completou.

Sobre o regramento da quarentena, o gestor disse que ele deve estar de acordo com a realidade local. A data estabelecida pelo governador João Doria para o final do isolamento, se a curva de infecções estiver achatada, é 22 de abril. “Jundiaí vai avaliar a realidade, a situação até lá”, considerou. “Mas a população deve se acautelar. Permanecer em casa. O poder público está atento para saber como isso está e como poderá ser flexibilizado. Mas por enquanto a coordenada é de manutenção do isolamento social que é o que está valendo”. O Boletim TVTEC atualizou os números da pandemia de acordo com o Informe Epidemiológico da Vigilância Sanitária.

Também foi levada ao ar reportagem sobre as mudanças na Economia e nas relações de trabalho. O entrevistado foi o advogado, Tiago Alcântara, especialista na área. “O importante é colocar que todas as alterações afetam todo mundo – governo, empregador e empregado”, adiantou. “Por essa razão, as mudanças são por Medida Provisória porque são coisas de urgência. Uma das grandes alterações foi sobre a home-office ou o teletrabalho. E aí surgem muitas dúvidas, como o principal ponto – a empresa precisa dar condições para o trabalho. Não necessariamente ela precisa dividir as despesas”, explicou. E falou também sobre redução de jornada e redução de salários proporcionalmente.

ASSISTA O BOLETIM TVTEC DESTA SEGUNDA-FEIRA (13), 11H30, NA ÍNTEGRA

https://www.facebook.com/tvtecjundiai/videos/2924149571004206/

 


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/04/13/isolamento-social-de-jundiai-esta-entre-45-e-48-informa-gestor/

Apoio