Isolamento em Jundiaí não chega a 60%
Nem o feriado prolongado incentivou o aumento do índice de isolamento social, a principal das ações para conter o avanço do COVID-19. O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do governo estadual mostra que, no sábado (11), somente 53% dos moradores de Jundiaí respeitaram a restrição de circulação.
Apesar dos números de casos positivos do novo coronavírus e até os óbitos estarem na casa dos dois dígitos na cidade, a medição feita pelo SIMI indica que o isolamento em quatro datas medidas chegou, no máximo, em 57%, na sexta-feira, dia 10, data da Paixão de Cristo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde e especialistas em áreas como Infectologia asseguram que somente com um isolamento igual ou superior a 70% será possível diminuir o contágio e, principalmente, evitar o colapso do sistema de saúde dos municípios.
Comparado com localidades vizinhas, Jundiaí fica atrás de cidades como Cajamar (62%) e Itatiba (71%). Se a taxa continuar baixa, o número de leitos disponíveis no sistema de saúde jundiaiense simplesmente não será suficiente para atender a população, sob certos cenários analisados pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC).
(Fonte/Foto: Prefeitura de Jundiaí)