Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Profissionais de Jundiaí são treinados para utilizar testes rápidos

Publicada em 15/04/2020 às 09:32

Profissionais de saúde do município participaram, nesta terça-feira (14), de um treinamento sobre a utilização dos testes rápidos para a identificação da infecção COVID-19. Os primeiros lotes forem entregues na cidade no período da manhã. A aquisição de 10 mil kits faz parte das medidas adotadas por orientação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), criado pela Prefeitura de Jundiaí.

Profissionais de equipamentos de saúde do município fizeram passo a passo. Teste fica pronto em 10 minutos.

A princípio os exames serão utilizados para a verificação dos profissionais de saúde e das forças de segurança, com objetivo da manutenção da força de atendimento.

Em 10 minutos, o teste, aprovado pela ANVISA, mostra dois resultados: o IGG, que aponta se a pessoa já teve contato com o vírus, portanto, se já criou anticorpos, e o IGM, que mostra, a partir do 8º dia, se o paciente está infectado.

“O manejo é bem simples. Basta uma picada no dedo para a coleta do sangue. É semelhante aos testes rápidos de HIV e de hepatite. A recomendação é que se realize o exame no oitavo dia de sintomas. O índice de especificidade é de 99,5%. Já o de sensibilidade clínica é 100%”, explica a biomédica do Grupo Sapiens, Gabriela Bartipaia, responsável pelo treinamento.

Ainda nesta semana, os kits começarão a ser distribuídos para os equipamentos de Saúde, que compõem a rede municipal.

(Fonte/Foto: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/04/15/profissionais-de-jundiai-sao-treinados-para-utilizar-testes-rapidos/

Apoio