Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Mandetta anuncia que deixa o cargo ‘hoje ou amanhã’

Publicada em 16/04/2020 às 12:56

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou, nesta quinta-feira (16), que deve ser exonerado pelo presidente Jair Bolsonaro “hoje ou amanhã. Ele fez as declarações em uma live com profissionais de saúde. O ministro vem sendo criticado publicamente por Bolsonaro, que se incomoda com a popularidade que Mandetta vem ganhando e de seu entrosamento com integrantes do Legislativo e do Judiciário.

Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante coletiva sobre o Coronavírus, no ministério da Saúde

A defesa dele ao isolamento social e a quarentena da população também incomodam o chefe do Executivo. “Devemos ter uma situação de troca no ministério que deve se concretizar hoje ou amanhã”, disse o ministro.

Mandetta declarou que o trabalho de combate ao coronavírus vai continuar independente de quem esteja no cargo. “Eu sou a peça menor dessa engrenagem, eu escolhi muito bem a minha equipe”, disse.

Substitutos

O presidente se reúne, nesta quinta-feira (16), com nomes de pessoas cotadas para o cargo. De acordo com o Blog da Denise, o presidente quer um novo ministro da Saúde que seja médico, cristão e de São Paulo. O perfil “de São Paulo” tem um objetivo muito claro: fazer um contraponto ao governador João Dória com a defesa do fim do isolamento social pregado no estado que é visto como a locomotiva do Brasil.

Estratégia

A demissão de Mandetta só não ocorreu ainda em razão de uma estratégia do governo. A intenção é afundar a popularidade do ministro antes que ele deixe o cargo. Eventuais erros seriam jogados pra cima de Mandetta, para que ficasse aparente que ele não conseguiu atingir resultados satisfatórios.

Reportagem da revista Exame aponta que o governo mobilizou agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para espionar o ministro e levantar um dossiê. Falhas na aquisição de equipamentos seriam o alvo.

(Fonte: Correio Brasiliense. Imagem: Sérgio Lima/Poder360)


Leia mais DestaqueNotíciasPolíciaSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/04/16/mandetta-anuncia-que-deixa-o-cargo-hoje-ou-amanha-1/

Apoio