Patrões dispensaram diaristas sem pagamento durante pandemia
Desde o inÃcio da pandemia de coronavÃrus, 39% dos empregadores de domésticas diaristas abriram mão do serviço destas profissionais, sem entretanto manter o pagamento das diárias, indica uma pesquisa que será divulgada nesta semana. Tal percentual é ainda maior entre os entrevistados pertencentes à s classes A e B – camadas da sociedade em que a renda por pessoa da famÃlia é superior ao teto de R$ 1.526 mensais que limita a classe C.
Nesse grupo (A e B), o percentual de empregadores que dispensaram as diaristas sem pagamento é de 45%. A pesquisa indica ainda que 23% dos empregadores e empregadoras de diaristas e 39% dos patrões de mensalistas afirmaram que suas funcionárias continuam trabalhando normalmente, mesmo durante o perÃodo de quarentena. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Locomotiva entre os dias 14 e 15 de abril.
Segundo o estudo, 39% dos patrões e patroas de mensalistas e 48% dos de diaristas declararam que suas funcionárias estão mais protegidas contra o novo coronavÃrus: estão em casa, mas recebendo o pagamento normalmente para cumprir o distanciamento social requerido contra a doença.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE) e do Instituto Locomotiva, 11% das famÃlias brasileiras contam com o serviço de ao menos uma trabalhadora doméstica; o paÃs tem cerca de 6,5 milhões de trabalhadoras nesta categoria.
(Fonte: Terra/Imagem: Getty Imagens)