Brasil adota uso de máscaras como polÃtica de saúde pública
O uso de máscaras de proteção facial já vinha sendo apontado como uma medida importante de proteção para evitar a infecção do novo coronavÃrus (covid-19).
Com a ampliação da pandemia, essa atitude passou a ser tratada como polÃticas públicas de prefeituras e governos estaduais, com regras recomendando ou até mesmo obrigando a adoção deste recurso de prevenção contra a doença.
Recomendação
São PauloÂ
Outros governos optaram por definir o uso de máscaras como uma recomendação somente à população. O governo de São Paulo editou decreto, na última sexta-feira, com essa orientação para todos os municÃpios do estado, válida para quando cidadãos circularem por locais públicos. A exemplo de outros estados, a diretriz abarca também os acessórios caseiros, feitos com pano.
ParaÃba
O governo da ParaÃba foi em sentido semelhante e publicou decreto na terça-feira (21) recomendando que estabelecimentos proÃbam a entrada de quem não estiver com o equipamento. Um conjunto de atividades é obrigada, entretanto, a fornecer máscaras a seus empregados.
Manaus
Também é o caso de Manaus, cidade que vive uma crise com o alto Ãndice de incidência da doença e com esgotamento da capacidade de atendimento do sistema de saúde para dar resposta à pandemia. A orientação vale desde o dia 14 de abril e é necessária sempre que um cidadão tiver de sair à s ruas ou for ter contato com outras pessoas, andar de transporte público e ir a estabelecimentos comerciais.