Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí deve receber pacientes com coronavírus vindos de São Paulo

Publicada em 04/05/2020 às 09:25

Jundiaí deve começar a receber nos próximos dias pacientes com coronavírus vindos da Grande São Paulo. A medida foi tomada pelo governo do estado porque a disponibilidade de leitos na capital está próxima do limite.

A medida foi tomada pelo governo do estado porque a disponibilidade de leitos na capital está próxima do limite.

Com 89% de ocupação, ou seja, 1.744 doentes em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais na Grande São Paulo, a Secretaria Estadual de Saúde acendeu o sinal de alerta para um possível colapso no sistema público e decidiu direcionar novos pacientes para cidades do interior.

De acordo com o gestor de Saúde de Jundiaí, Tiago Texera, a medida traz preocupação, uma vez que a prefeitura se preparou apenas para atender doentes de Jundiaí e de outras seis cidades da região, que juntas somam cerca de 800 mil habitantes.

Desta forma, pode haver sobrecarga nos hospitais do município e existe o risco de os próprios moradores de Jundiaí ficarem sem leitos. No entanto, a medida adotada pelo estado deve ser temporária. O gestor explica que, a princípio, os pacientes da Grande São Paulo serão levados para os hospitais sob gestão estadual e, em seguida, para as estruturas municipais.

Em Jundiaí, a secretaria estadual administra dois equipamentos de saúde: o Hospital Regional, que conta com 16 leitos de UTI, e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME). No sábado (2), a cidade estava com 38% de ocupação dos leitos públicos de UTI. Segundo Tiago, esse número avançou 10% em apenas cinco dias, o que reforça a importância do isolamento social.

(Fonte: G1/Foto: Divulgação)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/05/04/jundiai-deve-receber-pacientes-com-coronavirus-vindos-de-sao-paulo/

Apoio