Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Pandemia faz produção de flores ir parar no lixo

Publicada em 04/05/2020 às 15:01

Brasil, 8º maior produtor global, as perdas chegaram a 90%

Milhões de flores estão sendo transformadas em adubo ou indo para o lixo todos os dias no país devido à pandemia do coronavírus. Com o isolamento social determinado pela lei da quarentena, festas de aniversário, noivados, casamentos e até velórios foram suspensos, deixando 8,3 mil produtores, a maioria no Estado de São Paulo, sem clientela. No Brasil, oitavo maior produtor global, as perdas chegaram a 90% no início da pandemia e, nas últimas semanas, se estabilizaram em 60%.

O presidente do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), Kees Schoenmaker, afirma que as demissões já começaram. “No fim de março, já tínhamos 1,5 mil colaboradores desligados. Só em Holambra (SP) foram 610 pessoas. O produtor ainda está com esperança de que algo melhore até o Dia das Mães (no próximo domingo). Se isso não ocorrer, podemos ter a falência de até 66% das empresas e chegar à perda de 120 mil empregos”, disse.

A cadeia produtiva da flor movimenta R$ 8,27 bilhões por ano e gera 210 mil empregos diretos e mais de 800 mil indiretos no País. Só em março, o setor deixou de faturar R$ 297,7 milhões, incluindo floricultores, atacado e varejo. Os mais atingidos são os produtores de flores e plantas de vaso, que são mais perecíveis. “A flor de corte representa 25% do mercado, e as vendas despencaram. A quantidade de produto que se joga fora é imensa. Hoje, nem para velório e enterro estamos vendendo flor”, diz Schoenmaker.

Ele conta que nem sempre é possível reduzir a produção, pois as mudas, encomendadas há um ano, estão plantadas e produzindo. Entre as flores mais cultivadas para corte ou vaso estão as rosas, antúrios, violetas, crisântemos, cravos, begônias, lírios e orquídeas. Devido à oferta alta e à baixa demanda, o que se vende, segundo ele, sai a preços até 50% menores.

(Fonte: MSN/Foto: Estadão)

 


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/05/04/pandemia-faz-producao-de-flores-ir-parar-no-lixo/

Apoio