Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Quarentena faz poluição do ar cair 53% no Rio e 30% em São Paulo

Publicada em 06/05/2020 às 10:55

Isolamento social reduziu consideravelmente o nível de poluição do ar nas grandes cidades brasileiras

No dia 21 de março, o estado do Rio de Janeiro decretou o isolamento social para evitar a propagação da Covid-19. Três dias depois, foi a vez de São Paulo. Desde então, o nível de poluição no ar teve uma redução de 53% no Rio e 30% na Grande São Paulo. Incrível como tão pouco tempo causa uma diferença enorme no meio ambiente.

Os dados são fruto de uma pesquisa do INPE, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, liderada pela meteorologista Ariane Frassoni a partir de informações enviada por um satélite da NASA.

Segundo Ariane, a cada semana o nível de poluição cai, acompanhando a efetividade do isolamento social: quantos menos veículos trafegando nas vias da cidade, menor a concentração de impurezas no ar, como o dióxido de carbono e o dióxido de nitrogênio.

A pesquisa demonstrou também que as regiões metropolitanas do Rio e de São Paulo, principais áreas poluentes de toda a América do Sul, emitiram uma quantidade muito menor de dióxido de nitrogênio (gerado pela queima de combustível nos carros, indústrias e veículos pesados).

Outras cidades brasileiras seguiram essa tendência. É interessante notar que ao esvaziar ruas e indústrias, os governos de quase todo o mundo nunca fizeram tanto – indiretamente, claro, – para frear o processo das mudanças climáticas.

(Fonte: Razões Para Acreditar/Foto: Tiago Queiroz)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/05/06/quarentena-faz-poluicao-do-ar-cair-53-no-rio-e-30-em-sao-paulo/

Apoio