São Paulo terá rodÃzio de veÃculos de 24 h em dias alternados
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (7) o retorno do rodÃzio de veÃculos na cidade, mas agora de forma mais radical numa tentativa de aumentar o isolamento social na cidade. “O rodÃzio será ainda mais restritivo porque questões extremas exigem medidas extremas. Não dá pra gente não o adotar quando a ocupação dos leitos de UTI passa de 80%”, afirmou Covas.
A medida começa a valer nesta segunda-feira (11) por 24 horas, inclusive aos finais de semana, e não mais apenas nos horários de pico. A restrição será para qualquer via da capital paulista e não só no Centro Expandido.
Podem circular em dias Ãmpares, veÃculos com placa final Ãmpar, e dias pares para dÃgitos pares, incluindo o final 0. A partir de segunda volta a valer também a Zona Máxima de Restrição para Circulação de caminhões, excluÃdos apenas os da área de abastecimento e saúde.
A restrição não vale para os veÃculos que já tinham isenção de rodÃzio, como polÃcia, exército, gás e ambulâncias, e agora será ampliada para os profissionais de saúde. Para isso, será necessário fazer um cadastro pelo e-mail: isencao.covid19@prefeitura.sp.gov.br. O prazo é de 10 dias e as multas serão canceladas no perÃodo. Depois só será possÃvel entrar com recurso em uma junta especÃfica que será criada pela secretaria.
De acordo com o secretário de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, todos os prestadores de serviço de saúde receberão um e-mail para realizar o cadastro de cada um de seus profissionais.
Táxis são isentos do rodÃzio. Já os carros de aplicativos terão de respeitar a regra e só circular nos dias permitidos, de acordo com a placa.
(Fonte: R7/Foto: Quatro Rodas)