GM de Jundiaí está apta para receber os recursos da União
O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou a listagem das 38 cidades brasileiras com Guardas Municipais totalmente regularizadas e credenciadas a firmar convênio para receber recursos financeiros da União. A Corporação de Jundiaí está entre as GMs aptas.
Os critérios do Ministério para a definição das 38 guardas foram a Lei de Criação das GMs, edital de ingresso do último concurso de admissão, ato legal de criação de corregedoria e ouvidoria e conclusão de cadastros, entre outros.
Para o diretor de assuntos de Segurança Pública da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Diógenes Torqueto Salas Júnior, com o credenciamento da GM de Jundiaí junto ao Ministério novos investimentos poderão ser trazidos para a segurança municipal.
Diógenes comentou também que a UGSM apresentou proposta para o programa Município Seguro, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para obter recursos destinados à segurança municipal.
Outro quesito importante para a escolha da Guarda de Jundiaí foi o trabalho de sucesso e destacado nacionalmente da Ronda Escolar “Anjos da Guarda”, EDUCAVI – GEPAD, a Patrulha Guardiã Maria da Penha e o programa Bairro Seguro, além do sistema de videomonitoramento existente na cidade.
Para o gestor da UGSM, Paulo Sérgio Giacomelli Stel (Jacó), isso é o resultado de muita dedicação e seriedade dos profissionais da Corporação. Hoje no Brasil existem mais de 1.100 cidades com Guardas Municipais e quase um milhão de GMs zelando pelas cidades.
Criada em 1949, a Guarda Municipal de Jundiaí é referência nacional no monitoramento por câmeras, Canil, Ronda Escolar e Programa Guardiã Maria da Penha. Em 24 de novembro de 2019, a Corporação completou 70 anos.
(Fonte/Foto: Prefeitura de Jundiaí)