Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Brasil tem 145 mil infectados; número real pode chegar a 2 milhões

Publicada em 09/05/2020 às 11:47

Segundo um estudo da USP de Ribeirão Preto, o Brasil pode ter hoje quase 2 milhões de infectados pela Covid-19. O número seria maior do que o de casos confirmados nos Estados Unidos, que até agora são o epicentro da doença. A pesquisa leva em consideração que o ministério e as secretarias de Saúde dos estados e municípios só contam os casos confirmados, aqueles em que as pessoas fizeram testes que comprovaram a infecção pelo novo coronavírus.

Acontece que os testes no Brasil são, principalmente, para pacientes internados e profissionais de saúde e segurança. Muita gente com sintomas leves ou até sem sintomas não sabe se tem ou teve a Covid-19 e não aparece nas estatísticas. Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) indica que o número real de casos pode ser 14 vezes o número oficial.

Em gráfico desenvolvido pelo estudo, a linha de baixo mostra a evolução do número de casos no país pelos dados oficiais e a linha de cima, pela estimativa do estudo. Nesta quinta (7), quando o Ministério da Saúde contabilizava 135 mil casos de Covid-19 no Brasil, o estudo apontava mais de 1,9 milhão. “Se eu for levar em consideração o número de óbitos que são efetivos, tentando fazer uma estimativa, tirando a subnotificação, o meu modelo, honestamente, explode com o número de casos. Esse modelo é otimista e, por isso, eu tenho defendido de que o Brasil, necessariamente, para o mundo, já é o principal foco da epidemia”, avaliou Domingos Alves, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP).

O pesquisador defende que já passou da hora de apertar ainda mais as medidas de isolamento: “Essas medidas que foram adotadas não surtiram o efeito adequado. E o que a gente está vendo é um escape importante da mão dos governos do controle dessa pandemia. Então, a população que já está desgastada com essa situação, tem que entender que é o seguinte: o aperto das medidas de contenção, na maioria das capitais brasileiras, elas vão salvar vidas. Muitas vidas”.

O Ministério da Saúde declarou que discute com os estados a necessidade de notificação dos casos suspeitos e confirmados da Covid-19; que, pelas características da doença e pela falta mundial de testes, a subnotificação é esperada. O ministério afirma que está seguindo a orientação da Organização Mundial da Saúde para testar o maior número possível de pessoas, por isso, pretende comprar 46 milhões de testes, que correspondem a 22% da população.

(Fonte: G1 / Foto: ilustrativa/divulgação internet)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/05/09/brasil-tem-oficialmente-145-mil-infectados-mas-numero-real-pode-chegar-a-2-milhoes/

Apoio