Principais jornais do Brasil lamentam 10.627 mortes pela Covid-19
Para marcar o dia em que a pandemia da Covid-19 ultrapassou a marca das 10 mil mortes – foram 10.627 vÃtimas fatais contabilizadas até sábado (9) – a edição do jornal O Globo trouxe uma capa inusitada, reproduzindo parte de um memorial virtual que reuniu as vidas de todas essas pessoas.
A primeira página do jornal – um dos lÃderes de público do PaÃs , traz o nome e uma sinopse da história dessas pessoas, mortas segundo a publicação no evento mais letal no Brasil em 102 anos. O editor justifica: “Para que a dimensão humana da tragédia não se perca na frieza das estatÃsticas, O Globo homenageia as vidas reunidas em um memoria virtual”.
O memorial virtual em que se apoia a publicação recebeu o nome de Inumeráveis e foi lançado no dia 1.º de maio pelo artista paulistano Edson Pavoni , em parceria com o empreendedor social Rogério Oliveira. (Para acessar o memorial, clique aqui).
O Jornal Nacional também pediu licença aos telespectadores da Rede Globo para fazer um encerramento diferente. Não foi levada ao ar a vinheta sonora do jornal e, num ambiente sóbrio, de iluminação discreta e sem qualquer decoração, apenas se destacava o número de pessoas mortas no Brasil pela Covid-19 – 10.627.
O número foi manchete também na Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Estado de Minas, São Paulo Agora, O Dia, Correio Braziliense e Jornal do Commercio, deste domingo. (PFJr)