Anúncio falso na internet oferece teste de Covid-19 para fazer em casa
Testes rápidos de Covid-19 feitos em casa por um preço muito abaixo do mercado. Esta é a promessa enganosa feita por anúncios de kits de testagem para o novo coronavírus disponibilizados no Mercado Livre, site em que pessoas físicas podem vender produtos, nesta semana.
O problema é que esses anúncios são golpes. Nos comentários, gente que tentou fazer a compra e chegou a pagar por ela afirma não ter recebido o produto — cuja venda online é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A agência também proíbe que o teste seja realizado pelo paciente em casa sem supervisão de profissional de saúde.
No fim da semana passada, ao menos dois anúncios do tipo estavam no ar na plataforma. Segundo o Mercado Livre, já foram excluídos 125 vendedores com ofertas similares e 58 mil propagandas enganosas de produtos que “garantiam prevenir, aliviar ou curar o coronavírus”.
O Mercado Livre afirmou que impede a comercialização de produtos irregulares, “caso também dos testes rápidos para a Covid-19”. “Trabalhamos na remoção do site de publicações de produtos que garantam prevenir, aliviar ou curar o coronavírus, uma vez que são contrários aos nossos Termos e Condições, divulgando informações enganosas não endossadas pela Organização Mundial da Saúde”, afirmou a companhia.
Anvisa só libera teste em farmácia, laboratório e hospital
Em nota divulgada em site na última segunda (4), quando explica sobre a liberação para farmácias, a Anvisa afirmou que testes em casa, diferentemente com o que acontece para testes de HIV e gravidez, por exemplo, não estão liberados.
“A autorização da Anvisa é para a realização dos testes rápidos de uso profissional em farmácias. Não se trata de autoteste. Neste contexto, vale ressaltar que a autorização da agência é válida para estabelecimentos que atentam para as condições operacionais e técnicas estabelecidas para a condução e orientações sobre os testes rápidos”, informou a instituição.
(Fonte/Imagem: Uol)