Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Neta de paciente com Covid-19 relata rotina após a alta do Hospital São Vicente

Publicada em 11/05/2020 às 11:08

Francisca Pereira Lopes de 88 anos, ficou internada no HSV por 11 dias

A paciente Francisca Pereira Lopes de 88 anos que ficou internada no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) durante 11 dias, passando pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI), teve alta médica no dia 30 de abril e na última semana concluiu seu período de isolamento.

Com uma carta emocionante, a neta da dona Chica, Silvia relata como tem sido a nova rotina. “A médica me ligou e disse que minha avó, com seu sorriso e cabelos branquinhos, já tinha se tornado o ‘xodó’ de toda equipe. E que ela estava de alta médica, já poderia ir para casa”, conta.

A sensação foi um misto de felicidade e dúvida. “A notícia era um alívio, ela tinha se recuperado. Mas ao mesmo tempo, veio a dúvida sobre como iríamos fazer com uma paciente diagnosticada com covid-19, quando chegasse em casa? Acho que não estávamos psicologicamente preparados”, se recorda.

Na casa, a idosa tem um quarto só para ela, chieo de histórias, máquina de costura, e outros acessórios da fazem parte de sua história, mas que devido ao excesso de coisas, geraram preocupação no quesito higienização. Por isso, a família conversou com a Dra. Heloísa, uma das médicas responsáveis pela dona Chica que confirmou a importância de retirar o máximo de coisas.

Para garantir a segurança da avó, Silvia fez uma lista com diversos itens necessários e pediu ajuda a um outro familiar para comprar. “Adquirirmos produtos de limpeza e higiene e também equipamentos de proteção individual (EPI)”, diz. “Minha avó fica brava, fala que não precisa de tudo isso. Talvez estejamos pecando pelo excesso, mas é necessário”, completa.

Silvia explica ainda que faz parte do grupo de risco e por isso, pediu ao filho de 20 anos e a nora de 23 anos que assumissem alguns cuidados. Dividindo as funções, fica mais fácil e seguro. “Na quarta-feira, dia 06 de maio, foi o último dia de isolamento e ela esta muito bem! Estamos seguindo direitinho o uso do medicamento. Ela ainda teima em não querer usar a máscara, em deixar a porta do quarto aberta, em não querer tomar banho porque está friozinho”, diz Silvia. Aos poucos as coisas vão se ajeitando e voltando ao “normal”.

(Fonte/Foto: Assessoria de Imprensa)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/05/11/neta-de-paciente-com-covid-19-relata-rotina-apos-a-alta-do-hospital-sao-vicente/

Apoio