Coleta de materiais recicláveis aumenta durante a quarentena em JundiaÃ
Durante o perÃodo de isolamento social, a quantidade de material reciclável recolhida em Jundiaà (SP) aumentou 25% em março e abril em comparação com 2019. A coleta é considerada um serviço essencial e, por isso, segue funcionando normalmente. Apesar do aumento da quantidade de material reciclável, o volume de lixo orgânico diminuiu em 10%, sendo agora nove mil toneladas.
“O comércio tem uma grande geração de resÃduos e, por estar fechado, não estão gerando. A gente entende que essa parcela do comércio está fazendo com que haja essa redução de 10% do resÃduo orgânico na coleta diária”, conta Marcio Moraes, diretor de limpeza pública de JundiaÃ. “Esperamos que esse legado continue após a pandemia passar, que as pessoas continuem separando mais ainda o material seletivo, plástico e papelão, para fazer triagem e a destinação correta, preservando o meio ambiente.”
De material reciclável foram separadas 827 toneladas de resÃduos. A técnica em nutrição Carla Zagotti conta que, para preservar o meio ambiente, evita o consumo de embalagens plásticas. “A gente recusa sacolinhas plásticas. Tenta usar ecobags, mais sustentável e feita de algodão. Pode carregar na bolsa”, diz.
Daniela de Oliveira tem uma loja de produtos naturais biodegradáveis e conta que está atendendo no delivery. Mesmo assim, as vendas conscientes têm aumentado. “A pessoa em casa tem mais tempo para se dedicar aos produtos, saber quais estão sendo utilizados na casa dela e repensar na utilização desses produtos”, conclui.
(Fonte: G1. Imagem: Reprodução/TVTEM)