Uber torna obrigatório o uso de máscaras em viagens no Brasil
O aplicativo de transporte Uber anunciou na quarta-feira (13) uma série de medidas de segurança para viagens e entregas como forma de precaução por conta da pandemia do novo coronavÃrus. A principal novidade é a de que motoristas e passageiros terão de usar máscaras faciais para poderem estar numa corrida – prática que já havia sido imposta em algumas cidades do PaÃs pelas autoridades, mas agora valerá para todas as viagens da empresa no mundo.
A partir de segunda-feira (18), todos os motoristas que forem iniciar uma viagem com o Uber deverão cumprir uma lista de requisitos – como usar uma máscara, ter limpado o carro e afirmar que não estão com sintomas da covid-19.
O aplicativo dedicado aos condutores terá ainda uma função de reconhecimento facial, que pedirá ao motorista para tirar uma selfie com a máscara. Caso ele esteja sem máscara, não será possÃvel receber pedidos de viagem pelo aplicativo. Ao atender uma solicitação, o motorista também poderá cancelar uma corrida caso o passageiro esteja sem máscara.
Caso o passageiro retire sua máscara durante a viagem, o motorista poderá optar por avaliá-lo com nota baixa ao final da corrida. A empresa pedirá ainda que não sejam feitas viagens com passageiros no banco da frente – assim, o máximo de passageiros permitidos em uma única corrida serão três, todos no banco de trás.
Os passageiros, por enquanto, não receberão uma solicitação para tirarem uma selfie com a máscara – a tecnologia de reconhecimento facial está mais avançada no app dos motoristas, justificou a empresa. Quem solicitar uma corrida também poderá cancelá-la caso o motorista não esteja protegido. Os processos de avaliação com notas da empresa também serão usados no Uber Eats, entre entregadores e clientes e entre entregadores e restaurantes.
(Fonte: Estadão/Capa: Jean-Cristophe Bott)