Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí chega a 1381 pessoas testadas para Covid-19

Publicada em 15/05/2020 às 17:32

O gestor de Promoção de Saúde de Jundiaí, Tiago Texera, confirmou que nesta sexta-feira (15) o município de Jundiaí ultrapassou a marca de mil pessoas testadas para a Covid-19. Passaram pelo teste, no município, até agora, 1381 pessoas, com 82 casos confirmados – cerca de 6%. A informação foi dada em entrevista à terceira edição do Boletim TVTEC, às 17 horas, transmitida ao vivo pelas redes sociais e pelo Canal 24 da NET.

O gestor confirmou ainda o 28.º óbito e o número de casos infectados cresceu para 363 casos. A vítima tinha 72 anos, foi internado dia 4 de maio e faleceu no dia 14. Tinha comorbidades. Dos mortos pela Covid-19 na cidade, 85% tinham mais de 50 anos e todos tinham alguma doença de base. Sobre o aumento de casos, Tiago atribuiu ao aumento da quantidade de testados. Confirma o Informe Epidemiológico atualizado.

“Nas próximas duas semanas esse volume aumentará muito. É natural que aumentem os casos positivos. O acesso ao teste rápido depende de você ter tido uma síndrome gripal nos últimos 40 dias. E só ligar no Disque Corona e será orientado por profissionais de Saúde até o agendamento do teste”, explicou.

A taxa de ocupação de leitos de UTI no município é de 42% (Ala Covid) na rede privada é de 65%. O número de ventiladores no setor público é de 30% exclusivos para coronavírus. E no setor privado 16%, segundo o gestor de Promoção de Saúde.

O gestor de Saúde explicou que a curva da pandemia em todo o País está na fase do crescimento. “O que nos preocupa é esse crescimento ocorrer de maneira exponencial, acelerada e descontrolada”, avaliou. “Esse crescimento precisa ser contido para a gente atingir o pico da doença e o número de casos começar a cair”, disse.

O Boletim da TVTEC também noticiou a demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich que afirmou, durante entrevista coletiva confirmando sua saída do governo feder: “A vida é feita de escolhas e hoje eu escolhi sair”. O ministro elogiou a equipe do ministério e adiantou que deixou um plano pronto para auxiliar a ação dos governos estaduais e municipais contra a pandemia.

Para o gestor de Saúde, essa mudança afeta de maneira indireta, porque não há uma diretriz nacional, em consenso com estados e municípios. “Falta uma diretriz única e por isso cada ente federado precisa tomar a sua decisão, no que diz respeito ao planejamento e Saúde pública. Essas mudanças acabam sendo danosas sim”, concluiu.

ASSISTA A ÍNTEGRA 3.ª EDIÇÃO DO BOLETIM TVTEC DESTA SEXTA-FEIRA (15)

https://youtu.be/Ykk1eCZVwL8


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/05/15/jundiai-chega-a-1381-pessoas-testadas-para-covid-19/

Apoio