Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Dia Nacional da Coxinha, data que Jundiaí pode reverenciar em dobro

Publicada em 18/05/2020 às 17:29

Jundiaí tem motivos especiais para comemorar o Dia Nacional da Coxinha, celebrado em 18 de maio, já que entre os jundiaenses existe um tipo de iguaria tombada que é considerada patrimônio cultural da cidade, a Coxinha de Queijo. Embora muitos brasileiros ainda duvidem dela, ela teve seu registro aprovado por unanimidade como patrimônio imaterial do Município.

Coxinha de Queijo de Jundiaí, patrimônio imaterial delicioso do qual muitos paulistanos e brasileiros duvidam sem motivo

E foi consagrada junto com o modo de produção do vinho artesanal da cidade (dois papas – João Paulo II e Francisco já o experimentaram) –, o Fusca Clube e o Paulista Futebol Clube, no dia 7 de dezembro de 2018.

Para celebrar a iguaria, a cidade também já promoveu dois festivais da Coxinha de Queijo, as Edições de 2019 e 2020, a primeiro vencido pela Coxinha de Queijo do Kiosque da Roseira e o segundo vencido pelo Lambuza Bistrô.

A razão da dúvida de muita gente sobre a Coxinha de Queijo jundiaiense, na verdade, é pertinente. É que a coxinha tradicional tem sua origem no século 19, na região da Grande São Paulo, no estado de São Paulo e estudiosos da gastronomia afirmam que ela foi desenvolvida durante a industrialização de São Paulo.

Nasceu, para ser comercializada como um substituto mais barato e mais durável às tradicionais coxas de galinha que eram vendidas nas portas de fábricas. De São Paulo, a receita rapidamente se espalhou pelo restante do estado e logo do Brasil, tornando-se popular no Rio de Janeiro e no Paraná a partir da década de 1950. (PFJr.)

(Imagem: Reprodução Internet)


Leia mais NotíciasVariedades
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/05/18/dia-nacional-da-coxinha-data-que-jundiai-pode-reverenciar-em-dobro/

Apoio