Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Deficientes visuais terão leitura em tela na prova do Enem

Publicada em 19/05/2020 às 16:10

Outros recursos de acessibilidade, como libras, também estarão disponíveis.

Pessoas com deficiência visual poderão solicitar leitura em tela na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano. O recurso deve ser solicitado durante o processo de inscrição, na Página do Participante, no site do Enem, até 22 de maio.

De acordo com Ministério da Educação, um software possibilita a leitura de textos que estão na tela do computador, ao converter, por meio de voz sintetizada, tudo o que aparece escrito no monitor.

Com esse recurso, pessoas com cegueira, surdocegueira, baixa visão ou visão monocular têm mais autonomia porque podem ler a prova na ordem em que desejarem, repetir a leitura quantas vezes considerarem necessário ou retomarem uma questão no ponto em que escolherem. O software disponibilizado será o NVDA, e o sistema, o Dosvox.

A edição do Enem deste ano tem diversos recursos de acessibilidade. Todas as solicitações devem ser realizadas no ato da inscrição. Quem teve o laudo médico aceito em 2017, 2018 e 2019 não precisa de novo do documento, desde que a solicitação de atendimento seja a mesma dos anos anteriores.

(Fonte: R7/Foto: Marcio Neves)


Leia mais EducaçãoNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/05/19/deficientes-visuais-terao-leitura-em-tela-na-prova-do-enem/

Apoio