Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

FMJ inaugura Centro de Simulação Realística

Publicada em 22/05/2020 às 13:00

O objetivo é contribuir para formação dos futuros médicos

O “Centro de Habilidades e Simulação Multiprofissional e Multidisciplinar” da FMJ foi planejado para propiciar o desenvolvimento das competências acadêmicas e profissionais dos Docentes, Discentes e Colaboradores.

A estrutura física situada no prédio dois da FMJ terá: Anfiteatro, Sala Flex de Simulação Realística, Sala de Debriefing, Sala de Controle e Sala Flex de Habilidades cirúrgicas e não cirúrgicas. Também se contará com recursos humanos capacitados, equipamentos, manequins e simuladores de baixa, média e alta fidelidade.

Os “pacientes” são manequins de alta fidelidade capazes de reproduzir inúmeras situações de complicações médicas, desde sons e movimentos, até sintomas de enfermidades.

Assim, será possível vivenciar práticas simuladas de situações clínicas, cirúrgicas e comportamentais do mundo profissional como realização de parto, atendimento de emergência; consultas em casa, no ambulatório ou no consultório; passagem de plantão, visita clínica em uma enfermaria hospitalar em condições seguras, controladas e inovadoras propiciadas pelo Centro.

Segundo a professora Dra. Flávia Lilalva, coordenadora do centro, o objetivo é contribuir para formação dos futuros médicos. “A expectativa é que a geração de profissionais tenha uma formação humanizada e de excelência, em diferentes níveis de aprendizado, baseda na pesquisa, no conhecimento científico e no aprimoramento de habilidades técnicas”, explica.

Para o diretor da FMJ, Prof. Dr. Edmir Lourenço, o cenário de simulação realística em saúde é uma parte integrante e fundamental para a formação profissional do futuro médico e servirá para capacitar e treinar os profissionais de saúde. “A vivência da simulação é transformadora. Permite que o estudante se desenvolva, sem ter praticado em seres humanos”.

(Fonte: Assessoria de Imprensa/Foto: Divulgação)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/05/22/fmj-inaugura-centro-de-simulacao-realistica/

Apoio