Por conta do feriado, Jundiaà tem terceiro dia seguido de barreiras
Quem passou por vias tradicionalmente movimentadas de Jundiaà na manhã deste domingo (24) se deparou com viaturas da Guarda Municipal e da PolÃcia Militar. Trata-se das barreiras de proteção adotadas no municÃpio na tarde de sexta-feira (22) como forma de incentivar o isolamento social e evitar a disseminação do coronavÃrus. A medida é da Unidade de Gestão de Segurança Municipal, que firmou uma parceria com a PM para se antecipar sobre possÃveis aglomerações neste feriado prolongado.
A equipe de reportagem da TVTEC Jundiaà percorreu dois pontos em que as barreiras ocorreram: Avenida 9 de Julho e Avenida Dr. Adilson Rodrigues (Jardim Samambaia). Em ambos os locais, as forças de segurança seguiram o mesmo protocolo: abordaram motoristas de forma educativa, incentivando hábitos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) neste perÃodo de quarentena, como o uso de máscaras e a permanência dentro de casa sempre que possÃvel. “Essas ações estão acontecendo nos três perÃodos do dia”, alerta Cássio Nicola, inspetor da Guarda Municipal de JundiaÃ. Bandeira, cabo do 11º Batalhão da PolÃcia Militar do Interior (BPMI), complementa: “As orientações têm o cunho de orientar o cidadão, com o intuito de evitar a propagação da Covid-19.”
Apesar de ocorrer em pontos e horários surpresa, a ação não é punitiva nem impede o direito de ir e vir dos cidadãos. “O motorista poderá ser parado e orientado sobre a importância de não se deslocar sem necessidade neste feriado. São medidas de precaução cujo foco é evitar o contágio”, lembra o gestor de Segurança Municipal, Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel.
As barreiras na cidade seguem até amanhã (25), quando será antecipado, em todo o Estado, o feriado de 9 de Julho (Revolução Constitucionalista). A antecipação é um projeto de lei do Governo de São Paulo.
Clique aqui para conferir a reportagem na TVTEC na Ãntegra.