Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Universidade de Israel cria máscara autolimpante que deverá custar US$ 1

Publicada em 28/05/2020 às 11:27

A universidade israelense Technion de Haifa desenvolveu uma máscara autolimpante e reutilizável. O projeto foi conduzido pela Faculdade de Ciências e Engenharia de Materiais da Instituição e promete combater patógenos, como o novo coronavírus. Para isso, ela foi fabricada com uma camada interna de fibra de carbono e entrada para um carregador, o mesmo de dois amperes usado em celulares.

Máscara autolimpante tem porta USB na lateral para conectar o carregador à tomada.

Ao ser conectada na tomada ou porta USB, ela é aquecida através de correntes elétricas, então capazes de matar microrganismos acumulados em sua superfície. O design do produto ainda traz uma válvula central de ventilação, para facilitar a respiração dos usuários — possivelmente médicos —, enquanto em sua lateral fica a entrada para o carregador.

Um porta-voz da universidade informou que a patente foi registrada nos Estados Unidos e medidas estão sendo tomadas para que o produto final seja oferecido comercialmente o mais breve possível. O plano é que chegue às lojas especializadas com o baixo de custo de somente US$ 1.

A máscara autolimpante tornaria a rotina de plantões médicos mais eficiente e reduziria consideravelmente os gastos com EPIs descartáveis ou higienizáveis, sobretudo neste período de pandemia.

(Fonte: Tecmundo/Technion. Imagem: Technion/Reprodução )


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/05/28/universidade-de-israel-cria-mascara-autolimpante-que-devera-custar-us-1/

Apoio