Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

HSV cria programa de comunicação com familiares de internados por Covid-19

Publicada em 05/06/2020 às 15:33

O contato é feito por uma equipe que conta com enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais

Desde o início da pandemia covid-19, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) busca no dia a dia aperfeiçoar a assistência prestada aos pacientes diante desta nova realidade. Um dos pontos principais é a humanização, por isso novas ideias são implantadas frequentemente, com muito critério e cuidado. Nesta semana o hospital deu início ao Programa de Comunicação com o Familiar, que objetiva estabelecer uma rotina de contato a fim de passar informações dos pacientes covid-19, que estão em isolamento no hospital.

A ideia do médico intensivista Eduardo Rennó, tem coordenação da psicóloga Caroline Alves. O contato é feito por uma equipe multidisciplinar, que conta com enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. A família define quem será o familiar de referência, que receberá ligações diárias. “As primeiras informações são passadas pessoalmente, no momento da internação do paciente. Depois de 24 horas, é feito o primeiro contato telefônico pela equipe multidisciplinar, entre às 9h e 15h. Neste primeiro contato são passadas diversas informações, tais como orientações de isolamento, se outras pessoas próximas estão com algum sintoma e até esclarecimentos sobre recebimento de benefícios, tendo em vista que em muitos casos o paciente é arrimo de família”, explica a psicóloga.

Após este contato inicial, o familiar passa a receber diariamente a ligação da equipe médica, a partir das 13h.  “Os familiares ficam ansiosos e angustiados em obter informações dos pacientes, principalmente pelo isolamento, que não permite nenhum tipo de visita. Com esta iniciativa, queremos estabelecer um vínculo de confiança, deixá-los a par de tudo o que está ocorrendo e quais condutas estão sendo adotadas, reduzir ao máximo, na medida do possível, os impactos do distanciamento”, salienta a psicóloga coordenadora do projeto”.

(Fonte/Foto: Assessoria de Imprensa HSV)


Leia mais CidadesNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/06/05/hsv-cria-programa-de-comunicacao-com-familiares-de-internados-por-covid-19/

Apoio