Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Pandemia reforça a importância de práticas sustentáveis

Publicada em 05/06/2020 às 08:57

“Preservação da Serra do Japi tem sido garantida pelas ações da população e da prefeitura”, diz Sinésio

O Dia Internacional do Meio Ambiente é celebrado nesta sexta-feira (5). A data foi instituída em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano.

De acordo com Sinésio Scarabello Filho, gestor da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) de Jundiaí, o isolamento causado pela pandemia do Coronavírus dá oportunidade às pessoas para irem além do simples aprendizado, mostrando que as mudanças devem começar, necessariamente, por elas mesmas.

O gestor também destaca a importância da tecnologia na hora de contornar a quarentena e o isolamento impostos pelo vírus. Segundo ele, tem sido comum a comemoração da data com a realização de eventos virtuais que demonstram o valor da natureza, as práticas sustentáveis e os danos que os seres humanos têm causado ao planeta.

Qualidade de vida

Entre as iniciativas da atual gestão, destacam-se a instituição do pagamento por serviços ambientais nas propriedades em áreas de mananciais; a elaboração dos planos municipais de saneamento e de recursos hídricos pela DAE S/A; a criação de normas para promover a regularização de atividades de comercialização de produtos artesanais associadas ao turismo rural; a revisão do Plano Diretor, concluída em 2019; a recuperação de praças e urbanização de áreas públicas; a implantação de novos trechos de ciclovias; a construção do Parque da Criança pela DAE; e o desenvolvimento do concurso de requalificação do Vale do Rio Jundiaí, projetando ações de longo prazo ao longo de mais de 25 km do curso d’água do rio.

“A preservação da Serra do Japi tem sido garantida ao longo do tempo pelas ações da população local e da prefeitura. O apreço dos munícipes pelo território tem sido fundamental para a preservação da serra”, completou Sinésio.

(Fonte/Foto: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/06/05/pandemia-reforca-a-importancia-de-praticas-sustentaveis/

Apoio