Morre João Jampaulo Jr., advogado, poeta, escritor e violeiro
Os últimos versos postados são recentes – da sexta-feira, 29 de maio – e revelam a alma gentil de João Jampaulo Júnior, que partiu na manhã deste domingo (7), deixando o convívio da família e amigos. E fazem recordar Guimarães Rosa – “as pessoas não morrem, encantam”.
Jampaulo escreveu então na sua rede social (Facebook): “Na beira do riacho, águas brancas e cristalinas, o canto dos passarinhos, duetando com a voz dos ventos. Lembranças de modas e causos, amigos de viola e gaita – palavras, poemas e prosas, vida simples, calma e iluminada, Eu: Coisas de violeiro.Um lindo final de semana para todos“, desejou a todos na conclusão.
Ele era conhecido não só por seu trabalho no setor público – foi consultor jurídico da Câmara de Jundiaí por 27 anos – e como professor, mas também como poeta, escritor, membro das Academias Jundiaienses de Letras e de Letras Jurídicas, além de ser exímio violeiro e cantor de modas raízes.
Morreu na manhã deste domingo. Era mestre e doutor em Direito pela PUC-SP, catedrático da Faculdade de Direito Padre Anchieta de Jundiaí (Fadipa), João Jampaulo Júnior que prestou serviços à Câmara Municipal de Jundiaí como consultor e diretor na área jurídica de julho de 1985 a maio de 2012, por 26 anos.
“Recebi com imenso pesar a notícia de falecimento do João Jampaulo Júnior.
Deixa importante contribuição histórico-cultural para a cidade, além do legado de um trabalho primoroso à frente do setor público. Meus profundos sentimentos e que Deus o receba e conforte sua família”, afirmou o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, ao TVTEC News.
“É com pesar que recebemos a notícia da morte do advogado João Jampaulo Jr, que dedicou sua vida ao conhecimento e aplicação da lei. Como diretor jurídico da Câmara de Jundiaí, foi um profissional fundamental para o bom funcionamento da instituição. Trabalhei ao seu lado durante o meu mandato como vereador de Jundiaí, e sempre mantivemos uma relação de amizade e profundo respeito. Lamentamos essa perda”, comenta o ex-deputado federal e ex-prefeito Miguel Haddad.
“Tive o prazer de trabalhar com ele na Câmara de 1998 a 2011. Perde o mundo jurídico pois o Jampaulo era um grande jurista, com diversas obras publicadas. Perde a Fadipa pois era um grande professor.E perco eu um amigo e uma referência”, lamenta Fábio Nadal, atual consultor jurídico da Câmara Municipal de Jundiaí.
A diretora Administrativa da Câmara de Jundiaí, Luciana Rivelli Amélio, diz ter recebido com muita tristeza a notícia. “Ele empenhou sua trajetória profissional ao Direto do Estado, discorrendo do tema com grande mestria”, pondera .
Ela lembra que Jampaulo era amante da música e da poesia. “Deixará saudades tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Agradeço por ter convivido com Jampaulo, amigo, gentil e carinhoso. Que Deus conforte seus familiares”, disse.
O sepultamento do jurista jundiaiense está marcado para às 13h30 no Cemitério Parque dos Ipês. Seu corpo será velado das 12 às 13 horas, no Velório Municipal Adamastor Fernandes, no centro.