Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Morre João Jampaulo Jr., advogado, poeta, escritor e violeiro

Publicada em 07/06/2020 às 10:21

Os últimos versos postados são recentes – da sexta-feira, 29 de maio – e revelam a alma gentil de João Jampaulo Júnior, que partiu na manhã deste domingo (7), deixando o convívio da família e amigos. E fazem recordar Guimarães Rosa – “as pessoas não morrem, encantam”.

Jampaulo escreveu então na sua rede social (Facebook): “Na beira do riacho, águas brancas e cristalinas, o canto dos passarinhos, duetando com a voz dos ventos. Lembranças de modas e causos, amigos de viola e gaita – palavras, poemas e prosas, vida simples, calma e iluminada, Eu: Coisas de violeiro.Um lindo final de semana para todos“, desejou a todos na conclusão.

Ele era conhecido não só por seu trabalho no setor público – foi consultor jurídico da Câmara de Jundiaí por 27 anos –  e como professor, mas também como poeta, escritor, membro das Academias Jundiaienses de Letras e de Letras Jurídicas, além de ser exímio violeiro e cantor de modas raízes.

Morreu na manhã deste domingo. Era mestre e doutor em Direito pela PUC-SP, catedrático da Faculdade de Direito Padre Anchieta de Jundiaí (Fadipa), João Jampaulo Júnior que prestou serviços à Câmara Municipal de Jundiaí como consultor e diretor na área jurídica de julho de 1985 a maio de 2012, por 26 anos.

“Recebi com imenso pesar a notícia de falecimento do João Jampaulo Júnior.
Deixa importante contribuição histórico-cultural para a cidade, além do legado de um trabalho primoroso à frente do setor público. Meus profundos sentimentos e que Deus o receba e conforte sua família”, afirmou o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, ao TVTEC News.

“É com pesar que recebemos a notícia da morte do advogado João Jampaulo Jr, que dedicou sua vida ao conhecimento e aplicação da lei. Como diretor jurídico da Câmara de Jundiaí, foi um profissional fundamental para o bom funcionamento da instituição. Trabalhei ao seu lado durante o meu mandato como vereador de Jundiaí, e sempre mantivemos uma relação de amizade e profundo respeito. Lamentamos essa perda”, comenta o ex-deputado federal e ex-prefeito Miguel Haddad.

“Tive o prazer de trabalhar com ele na Câmara de 1998 a 2011. Perde o mundo jurídico pois o Jampaulo era um grande jurista, com diversas obras publicadas. Perde a Fadipa pois era um grande professor.E perco eu um amigo e uma referência”, lamenta Fábio Nadal, atual consultor jurídico da Câmara Municipal de Jundiaí.

A diretora Administrativa da Câmara de Jundiaí, Luciana Rivelli Amélio, diz ter recebido com muita tristeza a notícia. “Ele empenhou sua trajetória profissional ao Direto do Estado, discorrendo do tema com grande mestria”, pondera .

Ela lembra que Jampaulo era amante da música e da poesia. “Deixará saudades tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Agradeço por ter convivido com Jampaulo, amigo, gentil e carinhoso. Que Deus conforte seus familiares”, disse.

O sepultamento do jurista jundiaiense está marcado para às 13h30 no Cemitério Parque dos Ipês. Seu corpo será velado das 12 às 13 horas, no Velório Municipal Adamastor Fernandes, no centro.


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/06/07/morre-joao-jampaulo-jr-advogado-poeta-escritor-e-violeiro/

Apoio