Atendimentos da Assistência Social aumentam por conta da pandemia
Durante a pandemia do CoronavÃrus, os equipamentos ligados à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) têm apresentado aumento nos números de atendimentos e de concessão de benefÃcios. Somente no mês de abril os seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) realizaram 9.552 atendimentos, número esse 250% maior do que a média mensal mantida ao longo do ano passado.
Também houve aumento na distribuição de cestas básicas, pelo Plano de Segurança Alimentar para FamÃlias Vulneráveis, lançado pela Prefeitura, inicialmente, para seis mil famÃlias no MunicÃpio, entre as beneficiárias do programa Bolsa FamÃlia e as mais impactadas pela pandemia.
Para essa distribuição, os equipamentos contam com o apoio de associações que atuam nos territórios de vulnerabilidade e cada um deles estabeleceu a logÃstica apropriada para o perfil de seus usuários, realizando a entrega em domicÃlio para residências em bairros mais afastados, evitando assim o deslocamento da população.
Sobre os atendimentos, sejam eles técnicos ou para orientações em geral, os mesmos foram realizados por meio de tecnologias ou presencialmente, já que os equipamentos foram mantidos abertos por se tratarem de serviços considerados essenciais. Desde o inÃcio deste ano, os equipamentos da UGADS dispõem ainda de telefones celulares para atendimento via WhatsApp e, com a pandemia, esse serviço foi fortalecido, com a instalação do aplicativo Google Forms, o que dinamiza o atendimento com base na demanda apresentada pelo munÃcipe.
(Fonte/Foto: Prefeitura de JundiaÃ)