Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí registra baixo estoque de sangue no hemonúcleo

Publicada em 16/06/2020 às 09:41

Pessoas que tiveram Covid-19 só podem doar sangue 30 dias após a completa recuperação.

Em reflexo à pandemia do Coronavírus, Jundiaí registra baixo estoque de sangue no hemonúcleo. Por conta dos casos da doença, as unidades passaram a seguir alguns critérios para a coleta.

As pessoas confirmadas com a doença, por exemplo, só podem fazer a doação 30 dias após a completa recuperação. Já quem teve contato com pessoas infectadas nos últimos 30 dias também precisa aguardar por um mês.

Quem estiver em isolamento indicado por médicos não pode doar sangue. Já doadores que estão com febre, tosse ou qualquer sintoma de gripe devem esperar um mês para ir até o hemonúcleo.

Todas essas condições reduzem em muito o número de pessoas que estão aptas a fazer a doação. Quem doa sangue passa por um processo de triagem, que consiste em exames e uma entrevista.

Isso acontece para reduzir ao máximo a transmissão de doenças para os pacientes que recebem o sangue doado. O resultado sai em 30 dias e, depois disso, o sangue é separado em três componentes, entre eles as plaquetas.

Para doar é preciso levar um documento original com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Homens podem doar a cada dois meses e mulheres a cada três meses. Em Jundiaí, o atendimento na Colsan é de segunda a sábado, das 7h30 às 12h30 (exceto feriados). O endereço da Colsan é Rua Quinze de Novembro, 1.848, Vila Municipal.

(Fonte: G1/Foto: Reprodução)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/06/16/jundiai-registra-baixo-estoque-de-sangue-no-hemonucleo/

Apoio