Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Nova fase de testagem em Jundiaí tem foco em crianças e gestantes

Publicada em 19/06/2020 às 09:28

Crianças atendidas pela rede de Saúde pública de Jundiaí serão convidadas a participar da pesquisa; ao todo serão 500 crianças participantes

A partir das deliberações do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) que implementou a ampla testagem da população de Jundiaí desde abril e do Inquérito Epidemiológico, que incluiu também os assintomáticos, agora a cidade alcança crianças e gestantes atendidas nos equipamentos públicos conforme os parâmetros de estudo estabelecidos pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e Hospital Universitário, para mapear a circulação do vírus além de identificar outras questões como a transmissibilidade.

De acordo com o prefeito Luiz Fernando Machado, mapear o avanço da doença é ferramenta para combater a pandemia. “Com o Inquérito Epidemiológico abrangendo crianças e gestantes, será possível identificar circunstâncias para a contaminação que ainda não são conhecidas, como a transmissão de gestante para o bebê e entre os familiares”.

Ao todo serão avaliadas 200 gestantes em trabalho de parto e 100 crianças acompanhadas pelo projeto Coorte Zika Vírus, atendidas pelo HU de Jundiaí e região, além de 500 crianças sintomáticas e assintomáticas da rede de Atenção de Saúde Pública, com o objetivo de identificar a circulação do Coronavírus.

Público
As gestantes serão convidadas a partir do atendimento no HU, em busca do parto. No caso das mães ou crianças positivas para COVID-19, as famílias também serão testadas para identificar a o avanço do vírus e o potencial de transmissão. Já as crianças que fazem parte do projeto Coorte Zika, todas serão acompanhadas. Já as crianças e adolescentes serão convidadas a partir de atendimento na Rede de Unidades Básicas de Saúde de Jundiaí (UBSs), conforme os critérios estabelecidos pela pesquisa. “Não há agendamento para a realização do teste. São amostras da cidade, detalhadas por idade entre outros parâmetros, que serão convidadas a participar da pesquisa”, comenta o médico.

(Fonte/Foto: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/06/19/nova-fase-de-testagem-em-jundiai-tem-foco-em-criancas-e-gestantes/

Apoio