Inverno será mais seco do que frio no Sudeste do País
O inverno 2020 começou oficialmente às 18h44 desse sábado (20) e vai até 22 de setembro, às 10h31, pelo horário de Brasília. Ele não vai sofrer influência de fenômeno oceânico-atmosférico como El Niño ou La Niña. A situação de neutralidade, em relação à temperatura da superfície do mar, deve prevalecer durante a estação.
Durante o inverno de 2020, as fortes correntes de ventos, entre 10 km e 15 km de altitude, que fazem o papel de “porteiras” para a entrada das massas de ar frio vindas da Antártica, vão ficar, em média, abaixo da posição climatológica normal para a estação. Isto vai dificultar a expansão do ar frio pelo interior do Brasil.
Inverno de 2020 será com a característica seca acentuada e com poucos eventos de frio que irão realmente chamar a atenção da população no centro-sul do Brasil. A secura do ar se torna um fator ainda mais preocupante neste inverno com a pandemia de coronavírus.
Confira agora a previsão para a Região Sudeste do Brasil:
- Todos os meses de inverno com temperaturas acima da média climatológica.
- Apesar disso, massas de ar polar conseguirão derrubar as temperaturas em alguns eventos
- Expectativa de 3 massas de ar polar com forte intensidade em julho.
- Nesses eventos, há possibilidade de geada especialmente nos pontos mais altos da Região, mas também no interior de SP e Grande SP.
(Fonte: Climatempo. Imagens: TVTEC)