Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Inverno será mais seco do que frio no Sudeste do País

Publicada em 21/06/2020 às 13:01

O inverno 2020 começou oficialmente às 18h44 desse sábado (20) e vai até 22 de setembro, às 10h31, pelo horário de Brasília. Ele não vai sofrer influência de fenômeno oceânico-atmosférico como El Niño ou La Niña. A situação de neutralidade, em relação à temperatura da superfície do mar, deve prevalecer durante a estação.

Jundiaí deve ter inverno com temperaturas acima da média climatológica

Durante o inverno de 2020, as fortes correntes de ventos, entre 10 km e 15 km de altitude, que fazem o papel de “porteiras” para a entrada das massas de ar frio vindas da Antártica, vão ficar, em média, abaixo da posição climatológica normal para a estação. Isto vai dificultar a expansão do ar frio pelo interior do Brasil.

Inverno de 2020 será  com a característica seca acentuada e com poucos eventos de frio que irão realmente chamar a atenção da população no centro-sul do Brasil. A secura do ar se torna um fator ainda mais preocupante neste inverno com a pandemia de coronavírus.

Confira agora a previsão para a Região Sudeste do Brasil:

  • Todos os meses de inverno com temperaturas acima da média climatológica.
  • Apesar disso, massas de ar polar conseguirão derrubar as temperaturas em alguns eventos
  • Expectativa de 3 massas de ar polar com forte intensidade em julho.
  • Nesses eventos, há possibilidade de geada especialmente nos pontos mais altos da Região, mas também no interior de SP e Grande SP.

(Fonte: Climatempo. Imagens: TVTEC)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/06/21/inverno-sera-mais-seco-do-que-frio-no-sudeste-do-pais/

Apoio